Barbosinha vai buscar inclusão de produtores de leite de Ivinhema em programa de melhoramento genético de MS

O vereador Alessandro Pet Shop entrega pedido ao deputado durante visita na Assembleia

O vereador Alessandro Pet Shop entrega pedido ao deputado durante visita na Assembleia

O deputado Barbosinha (DEM-MS) vai buscar parceria do Governo do Estado, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), para que 200 produtores de leite do município de Ivinhema possam ser incluídos no Projeto “Mais Pecuária Brasil” que fará doação de sêmen para gado leiteiro, durante os próximos 4 anos, beneficiando agropecuaristas familiares de Mato Grosso do Sul.

O pedido para que o deputado intercedesse junto ao Governo veio do vereador Alessandro Pet Shop (DEM) durante visita ao parlamentar nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa. De acordo com o vereador o melhoramento genético das matrizes leiteiras dos produtores de Ivinhema fará com que a renda, a longo prazo, quando o gado começar a apresentar as melhorias genéticas, triplique.

“O gado vai ter valor maior também na hora de vender, o leite terá mais qualidade e a quantidade da produção vai ser bem maior. Sabemos do bom relacionamento do deputado com o Governo e por ele ser nosso parceiro no município viemos pedir que intervenha a favor dos nossos produtores. É uma vontade que eles têm de promover melhorias genéticas no gado”, explicou o vereador.

O deputado acredita que essa tecnologia de inseminação artificial será essencial para promover melhorias nos rebanhos bovinos de leite de Ivinhema, além de trazer crescimento socioeconômico a toda região. Barbosinha se comprometeu em levar a demanda ao secretário da Semagro, Jaime Verruck.

“Todo esse melhoramento genético vai trazer um desempenho positivo na produção de leite. Ações como esta irão aumentar a produtividade, ampliar a capacidade de gerar resultados e renda maior para as propriedades que trabalham com esse tipo de atividade em todo o mundo e ter isso na cidade de Ivinhema, contemplando esses 200 produtores é fundamental”, defendeu Barbosinha.

O programa já teve o Acordo de Cooperação Técnica assinado e está sendo implantado em Mato Grosso do Sul, através de parceria do Governo do Estado com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), fomentado pela Semagro e executado pela Agraer.

Pelo último censo (2017) as 43 mil propriedades de agricultura familiar de Mato Grosso do Sul somam 146 mil de vacas leiteiras. Em decorrência da necessidade de se fortalecer o sistema, o Governo do Estado está se preparando para implementar um programa específico para o setor leiteiro, o “Pró-leite” que entra em vigor assim que o Plano Estadual do Leite, em fase final de execução, for implantado. 

 

NotíciasLuciana BomfimIvinhema