Barbosinha apoia política estadual para promover incentivos a motoristas de aplicativo em MS

WhatsApp Image 2021-07-06 at 09.58.54.jpeg

 A pandemia trouxe impactos negativos a economia de diversos setores. Um segmento que foi bastante atingido em Mato Grosso do Sul foi de motoristas de aplicativos que tem enfrentado dificuldades desde 2020. Muitos motoristas desse serviço têm sentido esses impactos com o alto valor dos combustíveis e segundo levantamento do Sindimob-MS (Sindicato dos motoristas de aplicativo e mobilidade urbana) cerca de cinco mil motoristas abandonaram a atividade no último ano só em Campo Grande.

Para amenizar esses impactos e reverter essa situação, fomentando ainda mais o segmento o Governo do Estado estuda, após se reunir com representantes do movimento de motoristas de aplicativos na quinta-feira, 16 de setembro, as propostas apresentadas.

Três pontos principais em benefício ao segmento pautaram a reunião: incentivo estadual para a conversão de veículos convencionais em GNV (Gás Natural Veicular), redução de taxas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e isenção de IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) de carros cadastrados em aplicativos.

Para que seja criada uma política estadual de apoio aos motoristas de aplicativo e de táxi em Mato Grosso do Sul o Executivo precisará enviar projeto de lei para ser aprovado na Assembleia Legislativa.

O deputado Barbosinha disse que esta é uma pauta que precisa e merece toda atenção do Legislativo neste momento.  O parlamentar disse que vai analisar e apoiar os projetos do Executivo que chegarem a Assembleia Legislativa.

Como vice-presidente da Comissão do Constituição, Justiça e Redação (CCJR), comissão responsável por analisar a constitucionalidade de cada projeto de lei antes de ser apreciado em Plenário, Barbosinha conta que as propostas, com certeza, serão encaminhadas em regime de urgência.

“Esse procedimento de votarmos com agilidade os projetos do Governo que chegam na Casa tem sido constante por aqui, principalmente os projetos do Executivo para recuperar economia do Estado e incentivar setores afetados pela pandemia da Covid-19. A boa interlocução da nossa Casa de Leis com o Governo do Estado, em favor da população, principalmente neste momento difícil em que os sul-mato-grossenses têm sofrido com os impactos econômicos da pandemia estão, com certeza, proporcionando a nossa recuperação econômica como um todo”, analisa.