Barbosinha ministra palestra no Centro de Aperfeiçoamento de Praças da PM

07/06/2018 08h39 - Por: Assessoria

Na tarde desta terça-feira (15) o deputado estadual Barbosinha proferiu palestra para os alunos do Curso de Formação de Sargentos e de Cabos. Em sua palestra, denominada "A posição Estratégica do Estado de MS" no cenário da Segurança Pública Nacional, Barbosinha enalteceu o trabalho e a dedicação dos policiais sul-mato-grossenses, dizendo que em nosso Estado, apesar de vivermos dias extremamente violentos, a comunidade confia na Polícia Militar.

Em Mato Grosso do Sul nos sentimos protegidos quando vimos uma farda ou uma viatura da Polícia Militar. No entanto, diz o deputado, "percebemos claramente que passamos por um momento de grande violência na sociedade, com número de mortes superiores aos locais de grandes conflitos e guerras, com mortes de policiais – principalmente no Estado do Rio de Janeiro. São mais de 62 mil homicídios e mais milhares de desaparecidos, o que dá a impressão de que as pessoas que estamos perdendo a capacidade de nos chocar com tanta violência."

O deputado afirma que Mato Grosso do Sul ocupa uma posição das mais estratégias no cenário da segurança pública nacional, e parece que apenas o Governo Federal não entende isso. São mais de 1.500 quilômetros de fronteira com o Paraguai, grande produtor de maconha, e Bolívia, um dos grandes produtores da cocaína, e nossa fronteira quase que completamente abandonada pelo poder Federal. E mesmo assim, o Estado é o campeão nacional em apreensões de drogas e contrabandos e prisões, mesmo considerando o sucateamento da estrutura da Polícia Federal. Barbosinha contou sua experiência quando secretário ao constatar que nas discussões nacionais a fronteira não era pauta, e que a segurança nessa área é feita por servidores cedidos pelos Estados. Além disso, citou que a falta de um Sistema Nacional de Segurança dificulta muito o trabalho nos Estados. "Para se ter uma idéia, ainda não temos um cadastro único de identificação de seus cidadãos., e a conferência de impressões digitais se dá de forma isolada e individualizada. Ou seja, uma vergonha, um País de dimensões continentais e sem esse tão importante para a segurança dos cidadãos."

Para uma platéia atenta, Barbosinha explicou o funcionamento do sistema de investigações, cópia do modelo francês, porém sem a mesma eficácia. "Na França, as diversas polícias conversam, trocam informações quando têm o mesmo investigado." O deputado deixou claro que, apesar de todas as dificuldades, nosso Estado cumpre o papel com competência, e para isso comparou números de apreensões e prisões. "Somos, de longe, o Estado que mais apreende drogas no Brasil. E que também prende, tendo uma média muito superior ao restante do País. São 600 prisões por 100 mil habitantes, quando em todo o País o número é de 300." Citando a frase de um militar radicado na cidade de Terenos, que diz que "não se pode culpar o médico pelo aumento da dengue", também não se pode atribuir aos policiais o aumento da violência, e diz que é preciso presença mais efetiva do Estado para combater as causas primárias da violência como a saúde, educação, cultura, esporte e lazer.

Para finalizar, Barbosinha abordou a importância dos investimentos feitos no Estado recentemente na área de Segurança Pública para que Mato Grosso do Sul saltasse do quinto para o terceiro mais seguro do País. Além do MS Mais Seguro, que investiu fortemente em armamentos, veículos e equipamentos de segurança. "Um policial não pode empurrar viaturas nas ruas. Isso desmoraliza a instituição. Eu sempre disse ao governador que viaturas robustas e potentes não é para exibição pessoal. É a materialização da presença do Estado. Isso é trabalho preventivo, porque a Polícia se impõe pela presença. Na Europa policiais anda de carros de luxo, potentes porque sabemos que bandidos andam, quase sempre, em carros poderosos, e é preciso sensibilizar os governos da necessidade dos investimentos. Os investimentos que fizemos em 2016 já vem refletindo nos dias de hoje, na melhora dos gráficos da Segurança Pública, e assim tem que continuar." Ao final Barbosinha, cumprimentando os alunos afirmou que "ainda vivemos em um Estado privilegiado quanto à Segurança Pública, um Estado onde há resposta à criminalidade. Por isso, parabenizo a todos os senhores e senhoras pela escolha dessa honrosa profissão e conte com meu total apoio," finalizou o deputado.


Barbosinha visita Centro de Aperfeiçoamento de Praças da PM e ministra palestra. Fotos: João Garrigó

NotíciasLuciana Bomfim