Pesquisador homenageia foliões com quadro da tradição de Reis em Dourados

Quadro pintado à mão depois que pesquisador assistiu encenação da Festa de Reis Magos em Dourados

Quadro pintado à mão depois que pesquisador assistiu encenação da Festa de Reis Magos em Dourados

O professor Edward Ziff, radicado nos Estados Unidos, membro do Departamento de Bioquímica e Farmacologia Molecular da Universidade de Nova Iorque, presenteou, na sexta-feira (8), em Dourados, a herdeira das tradições da Folia de Reis no Município, Maria Benitez, em nome do resgate do evento cultural que foi conduzido por décadas pela festeira Eunice Benitez Ortiz, a ‘tia Eunice’, com um quadro que reproduz a celebração da cultura centenária pelas ruas da cidade.

Eunice, filha de Florilan Benitez, morreu no ano passado em consequência de complicações da Covid-19. Ainda em 2020 a Covid tirou do convívio da família também a herdeira dessa missão, Maria Felipa, uma das netas do pioneiro Benito Benites, que morreu há 12 anos, aos 93 anos de idade, e deixou o compromisso da realização da festa para os filhos Natalino, Florilan e Margarida Benites. Por muitos anos, o trio comandou a famosa ‘Folia de Reis’, agora conduzida por Maria que sucede a Eunice Benitez Ortiz.

Em 2019, quando passou por Dourados, o pesquisador Edward Ziff teve oportunidade de conhecer, a convite do servidor público federal da UFGD, Franz Mendes, o ritual da tradicional procissão e dança em homenagem aos Reis Magos, organizada pela Família Benitez, sinônimo da perseverança e da religiosidade perpetuada desde 1904. De volta aos Estados Unidos, aproveitou para transformar em quadro uma das imagens capturadas em foto da comemoração, além de produzir um documentário sobre a tradição.

Descendente da tradicional família, Maria Benitez se encontrou com o pesquisador Edward Ziff

Descendente da tradicional família, Maria Benitez se encontrou com o pesquisador Edward Ziff

Recepcionado por grupo de amigos e membros da família que conduz a celebração anual, Ziff entregou o quadro para a herdeira Maria Benitez e aproveitou para relatar que, depois de conhecer a Festa dos Reis Magos em Dourados, viajou por várias outras regiões do Brasil, mas sempre guardou essa boa lembrança. “Gosto muito do artesanato sul-mato-grossense e coleciono, no escritório em Nova York, por meio das fotos registradas nas viagens, um pouco do que vi aqui no estado de Mato Grosso do Sul”, disse, durante o encontro, promovido no escritório do deputado Barbosinha.

O deputado saudou o visitante e destacou a importância da manutenção dessa tradição religiosa que, ao longo dos anos, “passando de pai pra filho”, envolve a comunidade e une os membros da família. “Preservando as tradições, valorizando o aspecto cultural da Folia de Reis e mantendo a fé, a Família Benitez empresta grande contribuição para a nossa história, e agora, com esse presente do Edward Ziff, esse registro se imortaliza no formato do quadro que significa a visão do artista sobre um marco”, disse Barbosinha.

Anterior
Anterior

Nos 44 anos de MS, Barbosinha reafirma compromisso pela retomada econômica do Estado pós pandemia  

Próximo
Próximo

Barbosinha pede ação de Estado para evitar perdas na produção leiteira em MS