Investimentos marcam comemoração dos 250 anos do Forte Coimbra, com a presença de Barbosinha
Estiveram no evento o governador Eduardo Riedel, o ministro da Defesa José Múcio, além de outras autoridades militares e civis. A solenidade também marcou o lançamento da pedra fundamental do restauro e investimentos em acesso e turismo sustentável no Pantanal.
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou neste sábado (20) da solenidade militar que marcou os 250 anos do Forte Coimbra, no Pantanal sul-mato-grossense. Construído em 1775, na margem direita do Rio Paraguai, próximo à tríplice fronteira com a Bolívia e o Paraguai, o monumento foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1974 e é considerado um dos marcos históricos mais importantes do Estado e do país.
O evento reuniu importantes autoridades, entre elas o governador Eduardo Riedel, o ministro da Defesa, José Múcio, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, e o comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general Alcides de Faria. Na ocasião, foi lançada a pedra fundamental da obra de restauro do Forte, orçada em R$ 19 milhões, contratada pelo Iphan em parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA). O projeto prevê reparos estruturais, ações de acessibilidade e iniciativas de educação patrimonial, além de abrir caminho para que o monumento pleiteie o título de Patrimônio Mundial da Unesco.
De acordo com o ministro José Múcio, é de extrema importância preservar o passado para projetar o futuro. “A melhor forma de nós projetarmos o futuro é conhecermos a nossa história, respeitarmos os nossos heróis, ter conhecimento de quanto foi difícil a luta por eles. Se hoje é difícil chegar aqui, imagine naquela época cuidar das nossas fronteiras. Eu estou extremamente orgulhoso. Parabenizo as Forças Armadas por cuidarem das nossas fronteiras, nós temos muito que lutar por uma sociedade melhor, por um país mais justo, para que nossos filhos possam viver com mais dignidade. Conversei com o governador (Eduardo Riedel) e ele está entusiasmado em participar, e tem o acesso que também vai continuar pelo Pantanal, que está com metade pronta. Mas o importante é que cada um cuide da sua parte para que nós possamos fazer um projeto único que sirva o povo do Mato Grosso do Sul, que sirva o país e que sirva as futuras gerações”, afirmou.
Barbosinha destacou o papel do Governo do Estado como parceiro da iniciativa, garantindo o acesso terrestre ao monumento por meio da implantação da rodovia MS-454. A obra, que já teve a primeira etapa concluída em um trecho de 26,5 km, soma investimentos de R$ 40 milhões e é considerada essencial para fomentar o turismo sustentável, melhorar a mobilidade da população local e fortalecer a economia regional.
Para o vice-governador, o aniversário de 250 anos do Forte Coimbra é uma oportunidade de valorizar o passado e investir no futuro. “Estamos preservando a memória e a história de um patrimônio nacional, mas também criando condições para que essa riqueza cultural se torne fonte de desenvolvimento e oportunidades para Mato Grosso do Sul”, concluiu.