Execução de empresária reforça ação da Polícia e alerta para necessidade de combater o feminicídio

Ao destacar a pronta intervenção da Policia Civil de Dourados na elucidação do crime de assassinato cometido contra a empresária Zuleide Lourdes Teles da Rocha, de 57 anos, o deputado Barbosinha (DEM) alertou, durante a sessão remota da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (23), da necessidade de mais ações no sentido de combater a prática do feminicídio que devasta famílias em várias circunstâncias.

O crime que matou Zuleide, ocorrido no sábado (19) em Dourados, foi esclarecido em menos de 72 horas, “graças à eficiência, o empenho e o trabalho incansável dos policiais do SIG, o nosso Serviço de Investigações Gerais, que só reforçam, o que tenho dito aqui: Mato Grosso do Sul tem a melhor Polícia do Brasil, de longe a que mais esclarece homicídios e, nesse caso, dando pronta resposta para a sociedade de um caso tipificado como crime de feminicídio”, disse Barbosinha.

De acordo com o deputado douradense, os números mostram que a cada 10 dias uma mulher é assassinada pelo crime de feminicídio no Estado. “Isso mostra que precisamos aperfeiçoar nas ações educativas, de conscientização, prevenção, implantar na grade curricular disciplinas específicas e obrigatórias nesse sentido, porque a cada ocorrência dessas uma família é destruída, já que muitas vezes os crimes são cometidos por pessoas do seio familiar, e na presença de filhos, filhas, netos, consumando cenas dramáticas”.

A deputada Mara Caseiro, única representante feminina na Assembleia do Estado, e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e Combate a Violência Doméstica e Familiar, lembrou que Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 33% de 2019 para 2020 nos casos de feminicídio, passando de 30 para 40 ocorrências nesse intervalo de tempo. São mulheres, a maioria mães, que deixam filhos e as atividades. Desses 40 casos registrados no ano passado no Estado, 30 eram mães, que deixaram 85 filhos, 13 dos quais após presenciarem os crimes.

De acordo com o deputado Barbosinha, a tragédia familiar que culminou com a execução da empresária Zuleide Teles “é chocante, mas, a resposta rápida das forças de segurança deve contribuir para fazer com que essa prática não ganhe novos adeptos, pelo contrário, seja desestimulada e a nossa sociedade tenha a garantia de que aqui o crime é combatido com o trabalho incansável, permanente e sempre eficiente da nossa Polícia”.

 

Anterior
Anterior

Presidente do Detran anuncia Agência Central em Dourados

Próximo
Próximo

Barbosinha volta ressaltar necessidade de vacinar profissionais dos cartórios para não prejudicar esses serviços no Estado