Emenda de Barbosinha atende Hospital da Missão Caiuá
O Hospital e Maternidade ‘Porta da Esperança’, mantido pela Missão Caiuá em Dourados, acaba de receber um repasse no valor aproximado de R$ 80 mil, oriundo de recursos do FIS (Fundo de Investimentos Sociais) do Governo do Estado para aquisição de equipamentos destinados a atender a Casa de Parto. Essa conquista é fruto de emenda parlamentar individual proposta pelo deputado Barbosinha (DEM-MS).
Fundada em 1928, pela missão evangélica presbiteriana que aqui chegou para trabalhar a questão humanitária, sobretudo junto às comunidades indígenas, a Missão Caiuá se transformou em instrumento de atendimento à saúde dessa população, dispondo atualmente, no hospital ‘Porta da Esperança’, de 74 leitos para suporte, pelo SUS (sistema Único de Saúde), a um universo formado essencialmente por mulheres, crianças e adolescentes, alvo principal do projeto.
Segundo dados da Sesai (Secretaria especial de Saúde Indígena), há um contingente estimado em 4780 mulheres indígenas, na faixa etária dos 10 aos 49 anos, cadastradas no projeto Casa de Parto, e diretamente beneficiadas com os recursos provenientes dessa emenda do deputado Barbosinha. “É nosso dever voltar os olhos da atividade parlamentar para uma organização como a Missão Caiuá que se dedica a servir ao próximo e que precisa dessa atenção para continuar o trabalho de forma dedicada e evangelizadora”, observou o deputado.
Laboratório para escola
O deputado Barbosinha também é autor da proposição de emenda que destina recursos para a aquisição de equipamentos para complementar a instalação de um laboratório de pesquisas na escola estadual Guateka ‘Marçal de Souza’, na aldeia Jaguapiru, em Dourados. A medida atende solicitação do diretor Luiz de Souza Freire Júnior e visa auxiliar no processo de formação dos alunos de Ensino Médio da unidade.