Dourados se transforma em polo de tecnologias de Mato Grosso do Sul

Grupo-Inpasa-Dourados-Foto-Chico-Ribeiro.jpg

O deputado estadual Barbosinha (DEM) repercutiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (1) da Assembleia Legislativa, os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município de Dourados, depois de acompanhar, durante dois dias, a comitiva do governador Reinaldo Azambuja em inaugurações e lançamentos de obras na cidade e região. 

Foram entregues R$ 16,5 milhões em obras do programa Governo Presente, entre elas a revitalização da Praça Antônio Alves Duarte, o recapeamento da Avenida Hayel Bon Faker, a reforma da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé e a conclusão da primeira etapa da construção da sede Associação dos Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados.

De acordo com Barbosinha, o Governo do Estado dá andamento à entrega dos cartões do programa Mais Social, à duplicação da MS-156 até o núcleo industrial, à ligação da MS-162 a MS-463, à restauração do quadrilátero central do município e ruas das linhas de ônibus, à construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, à licitação para obra do Prédio da Polícia Militar do distrito de Itahum, entre outras realizações anunciadas.

“Foram dois dias intensos de visita do governador Reinaldo Azambuja, em Dourados. São obras que estão mudando o perfil da cidade. Nosso município está sendo valorizado pelo investimento realizado, fruto do apoio da Assembleia Legislativa. Agora, é o momento de olharmos para o maior patrimônio, que são os homens e mulheres que tocam nosso Estado, os servidores públicos”, destacou.

Empreendimento

Barbosinha também acompanhou o governador, e representou a Assembleia Legislativa, e a bancada de Dourados, formada ainda por Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (DEM), Marçal Filho (PSDB) e Neno Razuk (PTB), no canteiro de obras instalado pelo Grupo Inpasa, empresa criada em 2006 na cidade paraguaia de Nueva Esperanza e que agora expande os negócios para o Brasil. Depois de instalar a unidade de Sinop em 2018 e de nova Mutum em 2019, ambas no Mato Grosso, a Inpasa chega a Dourados e gera 1500 empregos diretos, com estimativas de mais de 3 mil indiretos. “É a transformação de Dourados em novo polo de tecnologias do Mato Grosso do Sul”, aplaudiu o deputado.

Quando estiver em operação, a indústria deve criar 250 empregos diretos e 2 mil indiretos. “Trata-se de um empreendimento que investe mais de R$ 2 bilhões e que já pretende começar as atividades processando praticamente 20% do milho produzido no Estado”, comemorou Barbosinha, ao lado dos empresários José Lopes e Rafael Alves, presidente e vice do grupo, e juntamente com os secretários de Infraestrutura, Eduardo Riedel, de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, de Saúde, Geraldo Resende, da Segurança Pública, Carlinhos Videira e da Casa Civil, Sergio de Paula, na visita ao canteiro de obras. O prefeito Alan Guedes, vereadores e assessores municipais acompanharam a comitiva.

A indústria

A estimativa é de que a produção, na primeira fase, seja de 400 milhões de litros de etanol/ano, para um processamento de 900 mil toneladas de milho, 230 mil toneladas de DDGS, proteína que enriquece e agrega valor às áreas de pastagens e 22 mil toneladas de óleo de milho bruto/ano. Já na segunda fase, a produção deve dobrar passando para 800 milhões de litros de etanol, processando 1,8 milhão de toneladas de milho. Também serão expandidas as produções de DDGS, chegando a 469 mil toneladas, 44 mil toneladas de óleo de milho e 440 mil GW/ano de energia elétrica.