Com Festop Dourados pode recuperar protagonismo cultural

Ao participar da noite de abertura da segunda edição do Festop, o Festival de Todos os Povos, nesta sexta-feira (25) na Praça Antônio João de Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) destacou o espírito arrojado e a disposição do músico e produtor cultural Fernando de Castro Além (o Fernando Dagata), pelo resgate das manifestações culturais.

Ao citar realizações do calendário de eventos que já contemplam, no Estado, o Festival de Inverno em Bonito e o da América do Sul, de Corumbá, o vice-governador disse que “reunir a Economia Criativa, as diferentes variantes da cultura, reflete o esforço e a coragem para bancar um evento dessa magnitude, você faz história Fernando, para Dourados voltar a recuperar o protagonismo cultural”.

Barbosinha defendeu investimentos do Governo nesse tipo de realização, destacando as participações da Prefeitura, da Câmara por meio da iniciativa do presidente Laudir Munaretto, das deputadas Camila Jara e Gleice Jane, como impulsionadores da cultura. ˜Investir cada vez nessa atividade gera renda, movimenta o setor hoteleiro, a gastronomia e o que vemos no Festop é a vida em movimento”, elogiou o vice-governador.

Centenas de pessoas prestigiaram a primeira noite de atrações musicais, culturais e exposição de produtos da Economia Criativa, aplaudindo o espetáculo proporcionado pela Orquestra Sinfônica da UFGD que promoveu o show de abertura.

Entre os atrativos na praça, a Tenda da Literatura ‘Ilson Boca Venâncio’ homenageia este ano o criador dessa opção no espaço, falecido recentemente. No local haverá, até domingo (27), lançamentos e exposições de livros, apresentações musicais, declamação de poemas, espetáculos de dança e teatro, além de apresentações culturais diversas no palco livre.

Em 2023, a Tenda da Literatura atraiu um grande público, ao reunir escritores de Dourados e região, além de promover apresentações culturais diversas. O sucesso foi também econômico, movimentando a economia criativa, gerando lucro para pequenos empreendedores, e, neste ano, a expectativa é de superar a marca de aproximadamente 600 empregos diretos, como registrado no ano passado pelos mais de 20 mil visitantes.

Apoios

O Festop II é realizado pelo Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, e tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e SETESC, ⁠Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, SESC/MS, SEBRAE/MS, ACED, Sicredi, Unigran, Glassbox, Grupo Valota, Portobello, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.

NotíciasassessoriaCultura, Festop, Dourados