Barbosinha destaca avanço da educação profissional no lançamento da escola profissionalizante do Senac em Bonito

Com investimento de R$ 18,2 milhões, unidade será referência para toda a Serra da Bodoquena e deve capacitar 2.500 pessoas por ano.

Nesta quarta-feira (1º), Bonito deu início a uma nova etapa na formação de profissionais com o lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação Profissional Senac Bonito, cerimônia que contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, além de autoridades estaduais, municipais, representantes do Sistema Comércio. Com investimento de R$ 18,2 milhões, a nova unidade terá capacidade para atender até 2.500 alunos por ano em áreas estratégicas como turismo, gastronomia, hotelaria, saúde, tecnologia e gestão.

Durante o evento, o vice-governador Barbosinha destacou o trabalho do Governo do Estado em ampliar o acesso à educação profissional. Ele lembrou programas como o MS Qualifica, que oferece cursos gratuitos em 17 municípios e já capacitou milhares de sul-mato-grossenses, além do Voucher Desenvolvedor, voltado para a área de tecnologia, e o Decola Empresas, que apoia a inovação em micro e pequenas empresas. “Muito além das paredes que aqui serão erguidas, mais de 2.500 pessoas serão qualificadas por ano, se profissionalizando, entrando no mercado de trabalho e cumprindo sua função social com o forte apoio do Sistema S”.

Reconhecida internacionalmente pelo ecoturismo, Bonito recebe mais de 250 mil visitantes por ano, o que exige mão de obra qualificada para manter e elevar os padrões de atendimento. O novo Senac Bonito terá infraestrutura moderna com biblioteca, auditório, laboratórios de TI, saúde e estética, além de cozinha didática e restaurante-escola. Com mais de dois mil metros quadrados de área construída, a unidade é estratégica para toda a região da Serra da Bodoquena, beneficiando também os municípios de Jardim, Bodoquena e Nioaque, entre outros.

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ressaltou que a nova escola técnica terá impacto regional, beneficiando não apenas o município, mas também cidades vizinhas. “Não vai atender só Bonito. Nossa região conta com 13 municípios, e eu tenho a certeza de que esse sonho não é só dos bonitenses. Aqui temos mais de 5 mil alunos na rede de ensino e isso vai ajudar a capacitar todo mundo, trazendo ganhos para todos. Saem ganhando os empresários de todos os setores e a população inteira vai ser atingida. Da rede gastronômica ao trade turístico, passando pelo comércio. É um projeto que está à altura da nossa cidade”, afirmou.

Essas iniciativas refletem a prioridade do Governo de MS em alinhar crescimento econômico, qualificação e empregabilidade. De 2023 até abril de 2025, já foram emitidas 459.281 qualificações em todo Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso da gestão em garantir mais oportunidades, competitividade e futuro para a população.

O presidente do Sistema Comércio de MS, Edison Araújo, destacou que a nova unidade do Senac em Bonito reforça a capilaridade da instituição e o impacto transformador do investimento em pessoas. “Mais do que números, esse investimento representa o compromisso do Sistema Comércio de ampliar sua presença em Mato Grosso do Sul, levando educação profissional e assessoramento técnico para onde eles são mais necessários. Embora a unidade esteja sendo construída em Bonito, sua atuação não se limitará às fronteiras do município. Ela será referência para toda a região, se traduzindo em mais oportunidades de qualificação, mais competitividade para as empresas e mais desenvolvimento sustentável para essa região tão estratégica do nosso Estado. Com esta nova unidade do Senac, ampliamos nossa missão e reforçamos nossa convicção de que investir em pessoas é o caminho mais seguro para o crescimento econômico e social”, finalizou

Fotos: Comunicação Fecomércio

Próximo
Próximo

Investimentos em Dourados demonstram interlocução entre governo de MS e União, diz vice-governador