Barbosinha assume Secretaria de Justiça e Segurança da Unale
O deputado estadual Barbosinha (DEM), de Mato Grosso do Sul, assumiu na manhã desta segunda-feira (21), a presidência da Secretaria de Segurança da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em Brasília, a convite do colega de Parlamento no Estado, Lídio Lopes (Patriota), que assumiu em janeiro a presidência nacional da Unale.
A missão de Barbosinha na Secretaria de Segurança da Unale, será de debater, articular, elaborar estudos, sugerir novos planejamentos estratégicos de segurança pública e institucional. “É a oportunidade também de acompanhar o andamento de projetos específicos sobre assuntos de interesse da pasta junto ao Congresso Nacional, integrando ideias e projetos apresentados por parlamentares em todos os estados brasileiros”, descreveu o deputado douradense.
Ainda segundo o deputado, ele se sente preparado para assumir o cargo. “Esta é uma pasta que conheço muito de perto, sei o que funciona e o que não funciona neste sistema. Vamos com tudo, dando sempre nosso melhor, onde quer que a gente passe”, disse o deputado, atualmente concluindo o segundo mandato.
Barbosinha já foi secretário estadual de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul de 2016 a 2017. Ele se licenciou do cargo de deputado estadual que havia conquistado em 2014 para assumir a Sejusp e em 2018 retornou ao mandato e foi reeleito na Assembleia Legislativa. Antes de ser deputado, o advogado e professor de Dourados comandou a Sanesul, na gestão do ex-governador André Puccinelli, por quase sete anos.
Secretarias
A Secretaria de Segurança da Unale é uma das dez bases de apoio e respaldo à gestão da direção nacional da União Nacional de Legisladores. Por posposição do novo presidente e acatada por unanimidade entre os presentes, na primeira reunião da diretoria da Unale a secretaria passa integrar a Justiça passando a ser denominada de Secretaria de Justiça e Segurança.
Também foram empossados os dirigentes das Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer; das Cidades; da Mulher, de Educação, Ciência e Tecnologia; de Apoio à Fauna; de Empreendedorismo e Turismo; de Agricultura: Defesa do Consumidor; e de Saúde.