Assentamento pede apoio de Barbosinha para a regularização de título agrário

Geli Silveira (em pé) explica a Barbosinha e Madson as condições atuais do assentamento

Lideranças do Assentamento Rural ‘Margarida Alves’, localizado em Rio Brilhante, pediram, durante encontro com o deputado Barbosinha, na noite desta segunda-feira (6), a intervenção do parlamentar sul-mato-grossense junto às autoridades do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e ao Incra, no sentido de viabilizarem a regularização fundiária do imóvel.

Ocupantes da área declarada de interesse social, para fins de reforma agrária, desde novembro de 1999, com a desapropriação de 3.400 hectares de terra que pertenciam à fazenda ‘Beco do Sossego’, em Rio Brilhante, liderados pelo presidente da associação criada no Assentamento, Geli Silveira, dizem que o processo de titulação, objeto da Matrícula 240, do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Rio Brilhante, já se arrasta por quase 23 anos.

O decreto de desapropriação foi assinado pelo então vice-presidente da República, Marco Maciel, no exercício do mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso, como lembrou o dirigente do Assentamento que dá nome à ex-proprietária da fazenda. Daí o pedido para que Barbosinha intervenha no sentido de dar celeridade a esses procedimentos.

O deputado, que estava acompanhado do gerente regional da Sanesul, Madson Valente, se comprometeu em verificar a situação legal junto ao Incra e intermediar junto à equipe do Governo Federal, por meio das articulações que mantém com a deputada Tereza Cristina, que até abril deste ano era a ministra da Agricultura do presidente Bolsonaro, para agilizar a questão.

“Podem contar com os meus esforços, vamos levar esse problema para Brasília e cobrar a agilidade e uma solução definitiva para que em breve possamos retornar aqui e promover a entrega dos títulos de reforma agrária a cada um dos ocupantes dessas terras”, disse Barbosinha aos participantes do encontro, realizado no salão da igreja do Assentamento, cedido pelo professor Valdomiro Rodrigues.

Anterior
Anterior

No dia da conscientização da violência contra idosos Barbosinha mostra sua preocupação com tema

Próximo
Próximo

Barbosinha destaca cerimônia Kaiowá e volta a pedir ajuda para as aldeias