Vice-governador monitora atuação do Estado para ajudar a limpar Dourados após vendaval
O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) teve papel decisivo, no final de semana passado, enquanto no exercício do Governo de Mato Grosso do Sul por conta da viagem do governador Eduardo Riedel aos Estados Unidos para fortalecer o intercâmbio de captação de recursos junto ao Banco Mundial e agentes fomentadores de programa de defesa do Pantanal sul-mato-grossense, na interlocução do Estado com o Município de Dourados para o enfrentamento da situação de destruição causada pelo vendaval que abalou vários bairros da cidade na última quarta-feira (30) do mês passado.
“O Estado se manifestou prontamente em apoio ao Município, as famílias atingidas pelos efeitos do vendaval não podem esperar, mas o Governo precisava de um pedido oficial, acompanhado do Decreto de Emergência com o levantamento detalhado da real situação ocorrida na cidade”, afirmou Barbosinha, durante visita na região do Residencial Greenville e Ildefonso Pedroso, onde conversou com moradores também de outros bairros atingidos.
“Fatos dessa natureza exigem que estejamos preparados para não sermos surpreendidos, é preciso respostas rápidas por parte dos municípios em casos de catástrofes”, diagnosticou Barbosinha no encontro com as populações atingidas. O Município também se mobilizou e, ainda no começo da noite da sexta-feira (1), o prefeito Alan Guedes formalizou o pedido oficial, após publicação de Decreto de Emergência atualizado e o Estado imediatamente repassou, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, os valores necessários para a compra de telhas e insumos necessários ao socorro das famílias cadastradas pela Defesa Civil municipal.
Antes do cumprimento desses protocolos por parte da Prefeitura, o vice-governador já havia informado ao governador Eduardo Riedel, nos Estados Unidos, da situação criada em Dourados por conta do fenômeno e foi orientado para que toda a ajuda fosse disponibilizada. “Estamos presentes aqui, ajudando a limpar a cidade, com homens, máquinas e caminhões da Agesul, a participação direta do engenheiro Jorge De Lúcia, chefe da Residência Regional, o nosso pessoal da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, enfim, a estrutura do Governo está à disposição do prefeito Alan Guedes para atender Dourados mais uma vez”, observou Barbosinha.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) continua emitindo alertas de tempestade, com ventos fortes, chuvas e possibilidade de vendaval, em Dourados. Este final de inverno segue sendo de risco e tanto as comunidades, principalmente dos bairros mais vulneráveis, como as autoridades, devem permanecer vigilantes em toda a região sul do Estado.