Vice-governador confere obras de asfalto em distrito de Dourados
O vice-governador Barbosinha visitou, na sexta-feira (10), as obras de drenagem e pavimentação asfáltica que são realizadas, pelo Governo do Estado, em ruas utilizadas pelo setor produtivo do distrito da Picadinha, em Dourados. Reivindicação de mais de 40 anos dos moradores da localidade, a obra foi encampada por Barbosinha ainda como deputado estadual, quando ele levou o então secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, para firmar o compromisso com a comunidade.
“Ninguém acreditava mais que esse asfalto iria sair”, lembra o vice-governador. Acompanhado do vereador Rogério Yuri (PSDB), que representa aquela região na Câmara de Dourados, Barbosinha percorreu os trechos em obras e conversou com moradores e trabalhadores da empreiteira que realiza o serviço. Por último, foi conferir o estágio das etapas do serviço, no acampamento montado pela construtora Campoterra no distrito. As engenheiras Glenda Walber e Patrícia Greszczuk confirmaram previsão de conclusão do serviço até meados do segundo semestre.
Uma das moradoras mais antigas do local, Janete Franco de Andrade, de 72 anos, disse que hoje a comunidade parece estar se restabelecendo de um sonho. “Agora vai chegar, vai acabar o barro e a poeira, vou até pintar meu bar”, comentou a mulher, residente há mais de 20 anos no distrito onde mantém um pequeno estabelecimento para a venda de bebidas. “Durante todo esse tempo, várias vezes o serviço foi anunciado, chegaram a encostar máquinas aqui, mas passava a campanha ia tudo embora”, reforçou Alzira Batista Gangara, de 77 anos, contente com o asfalto que se aproxima da frente da casa dela.
O distrito da Picadinha era, até agora, o único povoado da área rural de Dourados que ainda não havia recebido nenhum metro de asfalto. “O compromisso que fizemos, com o Riedel e os moradores daqui, era de fazer o asfalto e trazer a drenagem, porque esse serviço garante qualidade e maior durabilidade ao pavimento, considerando a importância dessa região para o escoamento da produção agrícola e ligação com o distrito de Itahum e municípios do entorno, como Ponta Porã, Maracaju e Laguna Carapã”, observou o vice-governador.
Os serviços de pavimentação e drenagem demandam investimentos da ordem de R$ 10 milhões e vão contemplar um trecho de cerca de 7 quilômetros, conforme o cronograma definido pela Agesul, a Agência estadual de Gestão de Empreendimentos. “Nosso trabalho não para por aqui, vamos continuar reivindicando mais por Dourados, os distritos, as áreas indígenas, quilombolas e por todos os municípios da região. Já temos um elenco de demandas sendo encaminhada com o secretário Hélio Pellufo (de Infraestrutura e Logística), atendendo a preocupação do governador Riedel de não deixar nenhuma rua sem pavimentação”, concluiu Barbosinha.