Presidência do Codesul é passada ao MS com foco no desenvolvimento regional
Reunião reforça integração entre estados e anuncia novas parcerias estratégicas
Em um marco significativo para o desenvolvimento regional, vice-governador de Mato Grosso do Sul José Carlos Barbosa, o Barbosinha, acompanhou a reunião dos governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que também empossou o governador, Eduardo Riedel, à presidência do conselho nesta quinta-feira (1). O evento, que ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, reuniu os governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Júnior (PR) e Jorginho Mello (SC).
Barbosinha destacou que o maior ganho nessa integralização entre os estados é o foco nas ações que projetam parcerias e novos investimentos para o Estado. “O Codesul vê na sua integralidade uma região, mas sobretudo as necessidades que Brasil tem com seu desenvolvimento em áreas importantes como educação, infraestrutura e saúde. Portanto, é um avanço significativo para o nosso Estado”, afirma o vice-governador.
Durante o encontro, foram firmadas novas parcerias entre os estados, incluindo o termo de cooperação entre as Defesas Civis, a criação do sistema integrado de monitoramento do clima e a participação em um projeto de planejamento estratégico até 2040. “Teremos compromisso absoluto à frente do conselho para discutir importantes temas regionais. O Codesul é um ambiente que temos muito a aprender e contribuir ao Brasil”, destacou Riedel.
Além disso, também foi anunciado que Mato Grosso do Sul terá uma Agência de Fomento de Investimentos, permitindo o ingresso do estado ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). "Será um novo instrumento de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul, fomentando a economia regional com um banco que tem uma especialização grande em liberar créditos adequados”, acrescentou o governador.
Antecessor de Riedel na presidência do Codesul, Eduardo Leite, expressou confiança na condução do conselho. “Passo o cargo e confio na sua condução dos projetos em andamento. Mato Grosso do Sul tem identidade e sinergia com nossos estados, em uma relação cada vez maior de integração”, afirmou Leite, reforçando a importância da colaboração entre os estados para proporcionar mais qualidade de vida à população.
Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, elogiou a capacidade de liderança de Riedel e a importância da participação de Mato Grosso do Sul no Codesul. “Sua participação enriquece o Sul do Brasil. Riedel tem grande capacidade e liderança para liderar o conselho”, afirmou Mello, destacando o potencial de desenvolvimento trazido pela integração.
Um dos principais focos da nova gestão é a criação do Sistema Integrado sobre Mudanças Climáticas, que busca aprimorar ações e enfrentamentos a eventos climáticos extremos. "Este projeto visa preservar vidas e biomas dos quatro estados, com protocolos integrados e um 'Sistema de Alerta Precoce' em parceria com o Banco Mundial", explicou o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, também destacou a relevância das novas parcerias e investimentos. “Estamos empenhados em garantir que nossa população tenha acesso a serviços públicos de qualidade e segurança. A integração entre os estados é essencial para promovermos um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, concluiu.
Com a nova presidência, o Codesul reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional, focando em projetos estratégicos que beneficiarão diretamente a população dos quatro estados-membros.
Codesul
O Codesul foi criado em 1961 por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. O objetivo era potencializar ações conjuntas para levar desenvolvimento econômico e social aos estados do Sul, fortalecendo a integração regional. Mato Grosso do Sul começou a fazer parte do conselho desde 1992.