Presidência do Codesul é passada ao MS com foco no desenvolvimento regional

Reunião reforça integração entre estados e anuncia novas parcerias estratégicas

Em um marco significativo para o desenvolvimento regional, vice-governador de Mato Grosso do Sul José Carlos Barbosa, o Barbosinha, acompanhou a reunião dos governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que também empossou o governador, Eduardo Riedel, à presidência do conselho nesta quinta-feira (1). O evento, que ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, reuniu os governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Júnior (PR) e Jorginho Mello (SC).

Barbosinha destacou que o maior ganho nessa integralização entre os estados é o foco nas ações que projetam parcerias e novos investimentos para o Estado. “O Codesul vê na sua integralidade uma região, mas sobretudo as necessidades que Brasil tem com seu desenvolvimento em áreas importantes como educação, infraestrutura e saúde. Portanto, é um avanço significativo para o nosso Estado”, afirma o vice-governador.

Durante o encontro, foram firmadas novas parcerias entre os estados, incluindo o termo de cooperação entre as Defesas Civis, a criação do sistema integrado de monitoramento do clima e a participação em um projeto de planejamento estratégico até 2040. “Teremos compromisso absoluto à frente do conselho para discutir importantes temas regionais. O Codesul é um ambiente que temos muito a aprender e contribuir ao Brasil”, destacou Riedel.

Além disso, também foi anunciado que Mato Grosso do Sul terá uma Agência de Fomento de Investimentos, permitindo o ingresso do estado ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). "Será um novo instrumento de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul, fomentando a economia regional com um banco que tem uma especialização grande em liberar créditos adequados”, acrescentou o governador.

Antecessor de Riedel na presidência do Codesul, Eduardo Leite, expressou confiança na condução do conselho. “Passo o cargo e confio na sua condução dos projetos em andamento. Mato Grosso do Sul tem identidade e sinergia com nossos estados, em uma relação cada vez maior de integração”, afirmou Leite, reforçando a importância da colaboração entre os estados para proporcionar mais qualidade de vida à população.

Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, elogiou a capacidade de liderança de Riedel e a importância da participação de Mato Grosso do Sul no Codesul. “Sua participação enriquece o Sul do Brasil. Riedel tem grande capacidade e liderança para liderar o conselho”, afirmou Mello, destacando o potencial de desenvolvimento trazido pela integração.

Um dos principais focos da nova gestão é a criação do Sistema Integrado sobre Mudanças Climáticas, que busca aprimorar ações e enfrentamentos a eventos climáticos extremos. "Este projeto visa preservar vidas e biomas dos quatro estados, com protocolos integrados e um 'Sistema de Alerta Precoce' em parceria com o Banco Mundial", explicou o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, também destacou a relevância das novas parcerias e investimentos. “Estamos empenhados em garantir que nossa população tenha acesso a serviços públicos de qualidade e segurança. A integração entre os estados é essencial para promovermos um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, concluiu.

Com a nova presidência, o Codesul reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional, focando em projetos estratégicos que beneficiarão diretamente a população dos quatro estados-membros.

Codesul

O Codesul foi criado em 1961 por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. O objetivo era potencializar ações conjuntas para levar desenvolvimento econômico e social aos estados do Sul, fortalecendo a integração regional. Mato Grosso do Sul começou a fazer parte do conselho desde 1992.

Anterior
Anterior

Dourados se destaca na expansão econômica com abertura de novas empresas em julho

Próximo
Próximo

Mato Grosso do Sul intensifica combate ao Tráfico de Pessoas com Seminário Estadual