Polícia Militar de MS: Salvando vidas e transformando histórias no Programa Mulher Segura
Barbosinha reforça compromisso do governo em proteger a vida das mulheres no Estado
Rosa* não é apenas um número. Ela é a prova viva do impacto transformador do Programa Mulher Segura (Promuse), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). "Se não fosse por eles, eu estaria morta", desabafa Rosa, uma das milhares de mulheres que encontraram no programa não apenas proteção, mas uma nova chance de vida. Emocionada, ela compartilha: "Eu ganhei uma família", afirma a vítima em seu depoimento.
A cerimônia marcante nessa sexta-feira (9) celebrou o encerramento do Curso de Capacitação do Programa Mulher Segura, com um reforço de 488 novos soldados para protegerem e acolherem mulheres vítimas de violência em todo o Estado. No evento, também foram entregues 10 novas viaturas que demonstram o emprenho do Governo de Mato Grosso do Sul, ampliando as ações do programa em diversas regiões. Ao longo de 2023, o Promuse atendeu 15 mil mulheres nos 79 municípios.
Rosa* [nome fictício para proteção da vítima] é apenas uma das muitas mulheres salvas pela dedicação incansável da equipe do Promuse. "Eu estava em um relacionamento abusivo e eles me tiraram de lá. Hoje, sou uma nova pessoa, refazendo minha vida, graças a essa equipe maravilhosa", relata com gratidão.
O vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância do Promuse na sociedade. "Este programa vai muito além da segurança; ele devolve a dignidade e a esperança a milhares de mulheres que, muitas vezes, se veem sem saída. Continuaremos investindo para fortalecer esse trabalho, garantindo que cada mulher atendida sinta que sua vida importa”, afirma.
Antônio Carlos Videira, secretário de Justiça e Segurança Pública, ressaltou durante a cerimônia o compromisso do governo com a segurança das mulheres no investimento constante da corporação. "Estamos dedicados a proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente às vítimas de violência, qualquer tipo de violência. O Promuse é um exemplo claro de que, com trabalho sério e comprometido, podemos fazer a diferença. E o governo do Mato Grosso do Sul se mantém presente na nossa corporação, ampliando formas de capacitação, recursos e, principalmente, na valorização do efetivo que está na ponta", destaca o secretário.
Já o comandante-geral da PMMS, Renato dos Anjos, além de reforçar o agradecimento aos instrutores, autoridades e policiais que foram importantes nesse período de formação, também pontuou sobre a entrega das viaturas que darão ainda mais importância ao programa. "Cada viatura entregue hoje, cada policial capacitado, representa uma vida que pode ser salva. É isso que nos motiva a seguir em frente, aprimorando e expandindo o Promuse com profissionais capacitados e condições logísticas de atendimento a cada cidadã", disse cel. Renato.
Rosa*, assim como outras mulheres que passaram pelo Promuse, personifica a missão do programa: salvar vidas. "Onde essa equipe vai, ela salva uma vida. Foi isso que aconteceu comigo. Muito obrigada a todos que, até hoje, me apoiam e me ajudam. Hoje, sou outra pessoa, e isso devo a eles," conclui Rosa, com a voz carregada de emoção e gratidão.
A cerimônia não apenas reconhece o trabalho árduo dos policiais, mas também simboliza um compromisso contínuo do governo e dos demais poderes e entidades com a proteção das mulheres. “O Programa Mulher Segura é mais do que uma política pública; é uma rede de apoio, um farol de esperança para quem já se viu em meio à escuridão. É uma ação humanitária conduzida por aqueles que têm na segunda pele o azul-petróleo, nossos estimados Policiais Militares”, reconhece o vice-governador Barbosinha.
O Promuse, reconhecido nacionalmente, continua a expandir suas ações, mostrando que, em Mato Grosso do Sul, a vida de cada mulher importa e que ninguém será deixado para trás. E como disse Rosa, "ali eu consegui apoio, consegui segurança, acima de tudo, consegui a vida”, finaliza.
Fotos: ASCOM PMMS
Rosa* [nome fictício para proteção da vitima]