MS lança novos programas para valorizar a carreira docente e recompor aprendizagens na rede pública

Barbosinha destaca investimento em políticas públicas que promovem educação de qualidade e valorização dos profissionais da rede estadual

O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo em direção ao fortalecimento da educação pública ao lançar, nesta quarta-feira (23), dois novos programas: “Pra-Tutoria e PIDEM: Incentivo à Carreira Docente”, realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. A iniciativa, coordenada pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb/MS), integra ações que reforçam a missão de um Estado próspero, verde, inclusivo e digital.

Durante a abertura, foram assinados dois termos de compromisso: o primeiro relacionado ao Projeto de Incentivo à Docência no Ensino Médio (PIDEM), que estimula vocações docentes entre estudantes da rede pública; e o segundo sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens por Tutoria (Pra-Tutoria), que promove a recuperação das aprendizagens essenciais com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Ambos os projetos operam em regime de colaboração com instituições de ensino superior, prefeituras e conselhos estaduais de educação.

“Educação de qualidade passa, necessariamente, pela valorização de quem ensina. Por isso, os investimentos do nosso governo são estruturantes e pensados para o presente e o futuro. Estamos formando uma geração de professores com base na prática, na inovação e no compromisso com a aprendizagem dos nossos jovens”, afirmou o vice-governador Barbosinha, que assinou o termo representando o governo do Estado.

Os dois programas são coordenados pela Fadeb/MS e representam uma política pública que alia formação prática, pesquisa acadêmica e compromisso com resultados. Só o Pra-Tutoria, iniciado em 2023, já envolveu mais de 150 tutores em 160 escolas estaduais, distribuídas em 29 municípios. A ação conta com o apoio direto de seis instituições de ensino superior, que selecionam estudantes de graduação para atuarem como tutores educacionais.

“O PIDEM e o Pra-Tutoria são estratégias que conectam os jovens à carreira docente e ao mesmo tempo impactam positivamente o desempenho escolar. Com esses projetos, fomentamos a equidade, o acesso ao conhecimento e a formação integral dos nossos estudantes”, destacou a diretora-presidente da Fadeb/MS, Maria Cecília Amendola da Motta.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, reforçou que os programas estão integrados à política estadual de valorização profissional e de aprendizagem plena. “Estamos falando de uma política que valoriza o professor desde a sua vocação. O PIDEM, por exemplo, dá aos estudantes do Ensino Médio uma vivência real da sala de aula, despertando o interesse pela docência. Já o Pra-Tutoria é um exemplo de como a formação universitária pode contribuir diretamente com a rede básica”, disse.

O evento também contou com roda de conversa entre professores, gestores e tutores, além de palestra com o coordenador nacional do Movimento Profissão Docente, Haroldo Corrêa Rocha, sobre os desafios da formação docente na contemporaneidade.

Fadeb: braço técnico e estratégico da educação

Vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SED), a Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul) atua como uma fundação pública, sem fins lucrativos, responsável por planejar, coordenar e executar programas que fortaleçam a formação dos profissionais da educação e ampliem o acesso dos estudantes a uma aprendizagem integral, científica e tecnológica.

Com autonomia administrativa e financeira, a Fadeb é parte essencial da engrenagem que move as políticas educacionais do Estado, apoiando iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de ensino na rede pública e alinhadas às diretrizes da SED.

Anterior
Anterior

Governo entrega nova sede do Detran em Angélica e reforça compromisso com modernização e desenvolvimento regional

Próximo
Próximo

Entrega de reforma da Escola Amando de Oliveira reforça compromisso de MS com a educação de qualidade