MS fortalece o protagonismo feminino com posse do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Estado reafirma compromisso com a equidade de gênero e inclusão de mulheres em todas as esferas da sociedade

O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo para fortalecer a rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres com o grupo dos novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). O órgão, tem papel fundamental na formulação e no monitoramento das Políticas Públicas à igualdade de gênero, garante que as vozes femininas sejam ouvidas e que as demandas de todas as mulheres sul-mato-grossenses sejam atendidas de forma efetiva.

A solenidade, que aconteceu nesta terça-feira (18), contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, e da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, dentre outras representantes de instituições ligadas ao tema. Durante o evento, as autoridades reforçaram a importância do conselho na ampliação dos debates sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e na busca por soluções concretas para fortalecer a equidade e a inclusão.

Para o vice-governador Barbosinha, o conselho representa um espaço essencial para dar voz a todas as mulheres, especialmente aquelas que enfrentam maiores barreiras sociais e econômicas. “O papel deste conselho é amplificar a voz daquelas que, historicamente, tiveram menos oportunidades de serem ouvidas. Mulheres indígenas, quilombolas, negras, e tantas outras que ainda enfrentam desafios estruturais e barreiras invisíveis para alcançar seus direitos”, destacou.

Já a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou que a atuação do conselho será decisiva para fortalecer as ações voltadas à proteção e ao empoderamento feminino. “O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é uma instância de participação ativa e democrática, que nos ajuda a construir políticas públicas mais eficientes e direcionadas às reais necessidades das mulheres. Cada membro empossado hoje assume o compromisso de trabalhar incansavelmente para promover avanços e garantir que Mato Grosso do Sul continue sendo referência na defesa dos direitos femininos”, afirmou Viviane.

Manuela Nicodemos Bailosa, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, destacou que o papel estratégico do conselho na escuta ativa e na criação de políticas é se tornar cada vez mais inclusivas. “Este é um momento de grande relevância para a luta pelos direitos das mulheres em Mato Grosso do Sul. A diversidade representada aqui nos fortalece como rede e nos permite construir políticas que abracem todas as realidades, respeitando a pluralidade das vivências femininas e proporcionando avanços concretos para a equidade de gênero”, pontuou Manuela.

O grupo de novos membros do CEDM marca o início de um ciclo de debates, ações e articulações institucionais para garantir que cada mulher sul-mato-grossense tenha acesso a oportunidades, segurança e dignidade. O compromisso do Estado é seguir fortalecendo essa pauta, investindo em políticas públicas que promovam a autonomia feminina e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Anterior
Anterior

‘Padrinho’ da Guarda Mirim, Barbosinha celebra convênio da entidade com Prefeitura de Dourados

Próximo
Próximo

Governo de MS amplia escuta ativa para fortalecer rede de proteção às mulheres com participação coletiva