Mato Grosso do Sul é apresentado ao mundo como destino estratégico de investimentos

Governador destaca competitividade e sustentabilidade do Estado no setor agroindustrial e ambiental em Londres

Com o objetivo de consolidar Mato Grosso do Sul como referência em inovação sustentável e expandir as fronteiras econômicas, o governador Eduardo Riedel participou da "Lide Brazil Conference" em Londres, onde apresentou o potencial competitivo do Estado a um público de personalidades políticas, empresários e investidores. Durante o evento, Riedel destacou a vocação para a sustentabilidade, segurança alimentar e inovação digital que MS possui.

Organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com o apoio da Folha de São Paulo e do portal UOL. Acompanhado pelos secretários Rodrigo Perez e Jaime Verruck, Segov e Semadesc respectivamente, Riedel destacou como a infraestrutura, a sustentabilidade e a inclusão social fazem do Estado uma promessa de crescimento para investidores globais.

Acompanhando as ações, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, reforçou a importância do evento para a projeção internacional do Estado. “Cada apresentação que fazemos fora do Brasil coloca Mato Grosso do Sul no mapa dos investimentos globais, abrindo portas para novas parcerias e oportunidades de desenvolvimento. Temos um Estado preparado para crescer de forma sustentável, e a participação do governador Riedel aqui em Londres fortalece ainda mais essa posição”, declarou Barbosinha, confirmando o impacto positivo da iniciativa para a economia local.

Durante a apresentação, Riedel destacou o avanço de Mato Grosso do Sul nos últimos anos, mostrando que o Estado, com sua capacidade de crescimento no agronegócio e bioenergia, utiliza tecnologias sustentáveis ​​para otimizar áreas antes degradadas. “Estamos promovendo o desenvolvimento sem comprometer os recursos naturais, e é isso que buscamos mostrar ao mundo: um MS que cresce de maneira próspera e sustentável”, pontuou Riedel.

Riedel enfatizou ainda a vocação do Estado para a bioenergia e o compromisso com a neutralidade de carbono. Mato Grosso do Sul está investindo em programas que incentivam os produtores a preservar suas áreas nativas, como o projeto de valorização do Pantanal, que será submetido à Assembleia Legislativa. “Esse modelo premia aqueles que mantêm o bioma intacto, buscando apoio inclusivo da comunidade internacional para que valorizem essa preservação. Queremos ir além da oferta e incentivos concretos para quem protege nosso patrimônio natural”, destacou o governador.

Barbosinha complementou, reforçando que essa visão sustentável abre espaço para parcerias com empresas comprometidas com o ESG (Environmental, Social, and Governance). “Nosso Estado está preparado para oferecer não apenas um ambiente favorável ao investimento, mas também políticas que integram crescimento econômico e preservação ambiental. Esse é o Mato Grosso do Sul que queremos mostrar ao mundo”, completou.

Infraestrutura como suporte ao desenvolvimento

Além da sustentabilidade, Riedel destacou os investimentos em infraestrutura, essenciais para escoar a produção crescente do Estado, tanto nacional quanto internacionalmente. A concessão de 870 km de rodovias e o projeto de uma infovia digital são exemplos desse avanço. Com um investimento estimado de R$ 5,7 bilhões, a concessão de rodovias inclui trechos estaduais e federais que darão suporte à expansão econômica do MS.

“Esses investimentos não apenas aceleram o desenvolvimento do Estado, mas garantem que ele ocorra de forma ordenada e acessível a todos os cidadãos, fortalecendo nosso compromisso com a inclusão e a prosperidade”, afirmou Riedel.

Outra área apresentada pelo governador, foi o investimento no projeto “Pantanal Sustentável”, que prevê incentivos para produtores que mantêm áreas preservadas no Pantanal. Riedel defendeu a criação de fundos para o cultivo da preservação do meio ambiente, uma proposta que será levada à Assembleia Legislativa em breve e que visa garantir recursos para a sustentabilidade do bioma Pantanal.

Mato Grosso do Sul no radar dos investidores internacionais

A participação de Mato Grosso do Sul na Conferência Lide Brasil reafirma o Estado como um destino estratégico de investimentos sustentáveis ​​e inovadores. “Essa oportunidade de estar em Londres mostra que o mundo está pronto para conhecer o MS como um Estado próspero, inclusivo e comprometido com o meio ambiente”, concluiu Barbosinha.

Fotos: Felipe Gonçalves / LIDE

Lucas Cavalheiro