Kaiowás festejam 120 anos na Aldeia Jaguapiru
O deputado Barbosinha participou, no fim de semana, na Aldeia Jaguapiru, da cerimônia de chegada da bandeira em comemoração aos 120 anos da Etnia Kaiowá na região de Dourados. Junto às lideranças da comunidade, ele enalteceu a importância de “manter viva essa cultura tão importante para nossa Dourados e sempre defender a preservação de um povo pelo qual tenho tanto respeito e admiração”. O deputado tem sido um assíduo colaborador das causas encampadas pelas comunidades e garantiu, no evento, que “sou e vou continuar sendo parceiro” dos habitantes da Reserva Indígena.
O deputado acompanhou a festa cívica em meio ao ritual religioso que marcou, no sábado (4), a entrega, pelo Exército Brasileiro, da bandeira que simboliza a história de 120 anos da etnia Kaiowá na região Sul do Estado, especialmente em Dourados, onde os Guarani e Kaiowá se constituem no segundo maior povo indígena do Brasil, atualmente concentrando cerca de 50 mil habitantes, a maioria em Mato Grosso do Sul, onde se alojaram depois dos reflexos da Guerra do Paraguai.
Durante as festividades, indígenas cantaram e rezaram ao som de tradições da cultura interna. O capitão Getúlio de Oliveira, um dos mais antigos descendentes da etnia, saudou a importância da preservação dos Guarani-Kaiowá e agradeceu o apoio que tem recebido de instituições e autoridades, além de mostrar documentos que asseguram a propriedade indígena ao tekohá, o território tradicional.