Governo de MS reforça parceria com municípios e protagonismo na educação durante abertura do 17º Fórum de dirigentes

Barbosinha afirma que investir em educação é garantir o futuro de Mato Grosso do Sul

A educação pública segue como uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (1º), o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou da abertura do 17º Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MS), realizado no auditório do CREA, em Campo Grande. O evento reúne dirigentes e técnicos das 79 redes municipais de ensino para debater temas como financiamento, gestão, aprendizagem e alfabetização.

Representando o governador Riedel na solenidade, Barbosinha destacou o papel da Undime como uma instância essencial no regime de colaboração entre Estado e municípios, reforçando que a educação é a base da prosperidade sul-mato-grossense. “O Governo de MS acredita que só há um caminho para transformar realidades e garantir oportunidades: a educação. Quando o Estado se apresenta como parceiro das redes municipais, como tem feito com o MS Alfabetiza, estamos falando de uma política pública que toca diretamente a vida das pessoas e o futuro de cada criança sul-mato-grossense”, afirmou.

O vice-governador também elogiou o trabalho dos gestores municipais, reforçando o compromisso do Governo com escuta ativa, investimentos estruturantes e valorização dos profissionais da educação.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, reforçou a importância do fórum como espaço de diálogo qualificado e planejamento estratégico. “Essa construção coletiva entre Estado e municípios sustenta os bons resultados da nossa rede. O MS Alfabetiza, por exemplo, já impacta milhares de crianças e professores com foco em aprendizagem, formação e avaliação”, destacou.

Presente na cerimônia, o presidente da Undime/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, pontuou sobre o protagonismo de Mato Grosso do Sul na educação pública. Segundo ele, MS foi o primeiro Estado, em 2025, a contar com um representante do Executivo estadual em um evento da Undime. “O que vemos aqui é um Estado que valoriza o papel dos municípios e estabelece um regime colaborativo verdadeiro. A parceria com o Governo, o apoio técnico e os incentivos colocam Mato Grosso do Sul em destaque no Brasil”, afirmou.

Fórum fortalece regime de colaboração em MS

Realizado anualmente, o Fórum da Undime/MS é um espaço estratégico de formação, articulação e debate entre os dirigentes municipais de educação. Em sua 17ª edição, o evento tem como foco o fortalecimento da gestão educacional, a melhoria da aprendizagem e a consolidação de políticas públicas colaborativas. A presidente da Undime/MS, professora Mirta Eloiza Landolfi Salinas, destacou a importância do encontro.Além da abertura, o fórum segue até o dia 3 de abril com uma programação que inclui palestras técnicas, apresentação de experiências, eleição da nova diretoria da Undime/MS e debates sobre programas do FNDE, alfabetização, avaliação, educação integral e equidade.

“O Fórum é um momento de união, escuta e planejamento. Aqui discutimos caminhos concretos para garantir uma educação pública de qualidade, com equidade e responsabilidade. A presença do Governo do Estado reafirma que juntos podemos avançar muito mais”, declarou.

O evento segue até o dia 3 de abril com uma programação que inclui palestras técnicas, apresentação de experiências, eleição da nova diretoria da Undime/MS e debates sobre alfabetização, avaliação, programas do FNDE, educação integral e equidade.

Programa MS Alfabetiza

Com o objetivo de garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com os 79 municípios. Alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o programa também atende professores do 3º ao 5º ano, fortalecendo a formação docente e o uso de dados para melhorar a aprendizagem. Atualmente, cerca de 190 mil estudantes são impactados pela iniciativa.

Em 2024, o programa destinou R$ 3,6 milhões em prêmios e incentivos, incluindo a entrega de 90 mil exemplares da coletânea MS Alfabetiza e o reconhecimento das 30 escolas com melhores resultados no SAEMS. A avaliação é feita por meio da Avaliação de Fluência Leitora e do SAEMS, que monitora o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Escolas com menores índices de aprendizagem também receberam apoio financeiro, reforçando o compromisso com a equidade em todas as regiões do Estado.

Próximo
Próximo

Barbosinha participa da inauguração da nova sede da faculdade Insted em Campo Grande