Governo de MS forma maior turma de policiais militares, com recorde de mulheres para reforçar segurança pública

Com 479 novos soldados, sendo 131 mulheres, a PMMS fortalece seu efetivo com foco na proteção e no atendimento à população

O Governo de Mato Grosso do Sul realizou, nesta quarta-feira (18), a formatura de 479 novos policiais militares, a maior turma já formada no Estado, com destaque para o recorde de 131 mulheres. A solenidade, que aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, reuniu cerca de 3 mil pessoas, entre familiares e autoridades civis, das forças armdas e auxiliares.

A nova turma de soldados reforça a segurança pública no Estado, ao mesmo tempo em que traz inovações como a exigência de ensino superior para os formandos. O governador Eduardo Riedel pontuou a importância desses novos profissionais para a manutenção da paz e da ordem no Estado. "Eles iniciam agora uma trajetória em uma das mais nobres funções do Estado. Foram nove meses de curso para começar uma missão que é garantir à sociedade sul-mato-grossense que o Estado continue crescendo em paz e ordem. O nosso progresso depende disso", afirmou o governador.

Riedel também destacou a satisfação dos familiares presentes: "Fiquei observando atentamente a felicidade dos familiares nesta formatura, mostra que estamos no caminho certo. De agora em diante, os senhores serão guardiões dos valores e da confiança que a população deposita na Polícia Militar", disse.

A nova turma, que iniciou a formação em janeiro de 2024, passou por uma carga horária intensa de 2.192 horas-aula, com estágios operacionais em várias unidades da Capital e do interior de Mato Grosso do Sul. Eles também foram capacitados em programas como o Promuse (Programa Mulher Segura), que orienta sobre o atendimento adequado a mulheres vítimas de violência doméstica, uma das ocorrências mais comuns no Estado.

A oradora da turma, Patrícia Aparecida Dapper Freitas, emocionou a todos ao falar da trajetória dos formandos. "Valeu cada dia que estudamos e treinamos para estarmos aqui hoje. Nós somos a primeira turma a formar no solo sagrado do Cefap depois da pandemia, a maior turma feminina da história da PMMS, e a primeira a exigir ensino superior. A sociedade evoluiu e a PM acompanhou essa evolução. A população de Mato Grosso do Sul merece o nosso melhor", declara Patrícia.

O comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes, enfatizou o preparo da nova turma e a importância do trabalho em equipe na carreira militar. "São 479 policiais militares prontos e preparados para prestar o melhor serviço à sociedade sul-mato-grossense. Esta turma foi diferenciada, que todos possam iniciar a carreira e tenham sucesso nesta trajetória. Que cada um cuide um do outro, aprendam com quem tem mais experiência. Vão enfrentar muitas ocorrências difíceis, mas enquanto muitos correm do perigo, nós vamos ao encontro para enfrentar o crime", ressalta Cel. Renato.

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, também elogiou a formação da nova turma e o papel da Polícia Militar no Estado. "Me senti orgulhoso ver esses novos policiais cheios de garra, empenhados, motivados e neste nível de excelência. Vão fazer parte da melhor Polícia Militar do Brasil", afirmou o secretário, destacando o trabalho da PMMS como referência nacional em segurança pública.

Barbosinha finalizou enaltecendo a relevância dessa nova formação para o Estado. “Com essa nova turma, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade do serviço prestado à população, fortalecendo ainda mais o efetivo policial em Mato Grosso do Sul”, conclui.

Lucas Cavalheiro