Governo de MS firma contratos de gestão para 2025, reforçando compromisso com resultados e eficiência

Estratégia visa aprimorar políticas públicas e serviços em todas as áreas de atuação do Estado

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta sexta-feira (7), os contratos de gestão para o ano de 2025, em uma reunião que contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e secretários de Estado. A iniciativa, que completa uma década de implementação, tem como objetivo estabelecer metas claras e mensuráveis para cada secretaria, visando aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

Durante o encontro, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da organização das metas e objetivos para que a população receba serviços de qualidade em todos os 79 municípios do Estado.

“Fizemos uma reunião com todos os secretários para pensar em 2025, assinar os contratos de gestão, olhar o cenário de Mato Grosso do Sul com todas as diferentes políticas públicas, e saio bastante otimista. O Estado tem proporcionado ganhos significativos em termos de políticas públicas em cada uma das suas áreas. O secretariado é extremamente comprometido, temos uma governança muito sólida, muito forte no que diz respeito à busca pela entrega do resultado”, afirmou Riedel.

O vice-governador Barbosinha ressaltou o comprometimento da equipe governamental com o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população. “Temos uma equipe diferenciada, um governo focado no desenvolvimento do Estado, nos resultados, e com o olhar humano”, destacou.

Rodrigo Perez, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), enfatizou a relevância dos contratos de gestão na credibilidade e transparência das ações governamentais. “É muito importante para dar credibilidade ao projeto. Então, todo mundo se envolveu, participou, e a gente conseguiu resgatar boas coisas”, pontuou Perez.

O secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira, destacou a eficiência na execução das ações propostas por cada pasta.

“É importante a gente evidenciar e comprovar que realmente tem sido feito. Este é o terceiro ano de desenvolvimento, que é marcado pela execução. No ano passado conseguimos fazer a entrega de 93%, foi muito importante. A ideia é ampliar, ações de médio e longo prazo, com ações no eixo de desenvolvimento social, que é primordial para o Governo. Estamos transformando a vida da população”, afirmou Thaner.

Os contratos de gestão, implementados desde 2015, têm sido reconhecidos nacionalmente por sua eficácia na melhoria das políticas públicas e na prestação de serviços à sociedade. Em 2023, o programa foi laureado com o Prêmio de Excelência de Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria ‘Destaque Boas Práticas’.

Ao encerrar a reunião, o vice-governador Barbosinha reforçou a importância da responsabilidade coletiva e do planejamento estratégico para garantir o avanço do Estado. “Cada meta firmada aqui representa um compromisso direto com a população sul-mato-grossense. Os desafios são grandes, mas temos uma equipe comprometida e um governo que olha para o futuro sem perder a sensibilidade social. Estamos construindo um Mato Grosso do Sul ainda mais forte, próspero e eficiente”, finalizou

Fotos: Saul Schramm

Lucas Cavalheiro