Governo de MS entrega equipamentos, viatura e inaugura sala da OAB na Penitenciária de Dourados

Equipamentos de ponta reforçam segurança na Penitenciária Estadual de Dourados; evento também marcou a inauguração da sala destinada aos advogados, construída em parceria com a OAB

Agepen adquiriu 13 viaturas semiblindadas para o fortalecimento das ações operacionais da Polícia Penal do MS; a primeira delas foi entregue em Dourados

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), entregou nesta terça-feira (08), em Dourados, uma sala destinada ao acolhimento de advogados e familiares de internos. O espaço foi construído na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), em parceria com a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), e tem como proposta receber os profissionais e visitantes em local mais apropriado e organizado. Também foram entregues armamentos, equipamentos e uma viatura semiblindada para a unidade.

Durante a cerimônia de inauguração da Sala da OAB, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância da figura do advogado para a prestação da Justiça. Ele, que também é advogado, elogiou a iniciativa e o reconhecimento aos profissionais que diariamente passam pela penitenciária. “O advogado é indispensável para o sistema prisional. Muitas vezes, mais do que a própria família, o advogado é o elo de ligação do aprisionado com o mundo externo”, afirmou. “Receber e tratar bem o advogado nos ambientes públicos é fundamental. Esperamos que este espaço sirva de exemplo e a iniciativa seja ampliada para outros locais em nosso Estado”, acrescentou.

Barbosinha também falou sobre a entrega de equipamentos e uma viatura à unidade, investimento que vem sendo adotado em penitenciárias de todo o MS. A PED, em Dourados, foi contemplada com a entrega de pistolas calibre 9mm, espingardas calibre 12, coletes balísticos e elastômero - tipo de munição não letal, utilizado para contenção em situações de crise. Já a viatura semiblindada é capaz de resistir a disparos de armas de grosso calibre e possui compartimento cela, especialmente projetado para o transporte de presos, oferecendo maior proteção tanto aos policiais quanto aos custodiados.

“O que vimos ao longo dos anos foi uma mudança na forma como o Estado enxerga a segurança pública. Estamos empenhados para que a Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Policiais Penais recebam treinamento, qualificação e armamentos adequados, para que possam cumprir sua missão com qualidade e segurança”, avaliou.

Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, a entrega das novas armas busca aprimorar a capacidade de resposta e a segurança dos policiais penais, além de reforçar o compromisso da instituição com a eficiência administrativa. Segundo ele, aA iniciativa integra um esforço contínuo de modernização e estruturação dos serviços prestados pela Polícia Penal do Estado, representando um avanço significativo na proteção dos profissionais e na capacidade operacional da instituição.

O diretor da PED, Elias Costa Gomes, disse que o investimento veio em boa hora.  “Estes novos equipamentos irão somar com o trabalho que os policiais penais já exercem lá n ponta. É importante equipar o policial não para confrontar, mas para que esteja preparado para o emprego destes instrumentos quando necessário”, avaliou.

Apoio ao advogado

Na avaliação da OAB/MS, a entrega da sala destinada aos advogados e visitantes representa um avanço concreto na infraestrutura da unidade, reafirmando o compromisso com o respeito, a valorização da advocacia e a humanização do sistema prisional. “A OAB não está somente para confrontar os poderes; ela está para caminhar junto na construção de um sistema de justiça mais digno e que seja mais real e representativo”, discursou o secretário-geral e corregedor-geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral.

Anterior
Anterior

Em noite de emoção, Barbosinha recebe título de cidadão fatimassulense e celebra história e cultura da cidade

Próximo
Próximo

Em Dourados, Governo de MS destaca papel estratégico das cooperativas no desenvolvimento econômico do Estado