Em troca de comando, PMMS apresenta resultados de reestruturação no Estado

Vice-governador participou de cerimônia realizada em Dourados

Com os novos comandantes, coronel Torres na Ambiental e major Vieira na CPA-1

A PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) realizou, na manhã desta segunda-feira (19), em Dourados, no auditório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a cerimônia, da troca de comando do CPA-1 (o Comando de Policiamento de Área), com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e do prefeito do Município, Alan Guedes.

Durante o ato, o Coronel PM Rodrigo Alex Potrich, comandante do CPA-1, conduziu a passagem de comando no qual o Major PM Everson Ferreira Torres transmitiu o cargo para o Major PM Nelson Vieira Tolotti.

O Coronel Torres, por sua vez, vai assumir, na próxima sexta-feira (23), em solenidade agendada para às 16 horas, no Anfiteatro ‘Celso Muller do Amaral’ da Escola Estadual Presidente Vergas, o Comando do 2º. Batalhão de Polícia Militar Ambiental, criado pela PMMS para atuar em toda a extensão da Bacia do Rio Paraná.

Presente em Dourados para a cerimônia desta segunda-feira, o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, Coronel Renato dos Anjos Garnes, falou sobre essa reestruturação promovida na PM sul-mato-grossense:

- Designamos um coronel para cada região, passamos de três CPAs [Dourados, Três Lagoas e Aquidauana] para sete com a instalação de mais quatro Comandos, o da Fronteira [de Antônio João a Mundo Novo], do Sudeste [de Itaquiraí a Bataguassu], o Maciço Verde [na região de Três Lagoas, compreendendo a região do Alto Taquari, na divisa com Goiás e o Mato Grosso] e da Fronteira Pantanal [abrangendo Corumbá e Miranda, como foco na Rota Bioceânica].

Cerca de 500 soldados estão participando, este ano, do Curso de Formação para reforçar essa nova estrutura, anunciou o comandante.

Gestão e investimentos

Para essa nova distribuição regional de funções e atividades, o comandante-geral disse que o reconhecimento da sociedade, que coloca a PM de Mato Grosso do Sul como a terceira melhor do País, “é resultado dessa nova postura, mudamos a fisionomia e o perfil da PMMS, ampliamos o modelo de gestão e, embora a gente pareça pequeno, não ficamos nada a dever em capacidade e competências em relação às estruturas maiores, como de São Paulo, Minais Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo”.

“Se a sociedade sul-mato-grossense reconhece a nossa Polícia Militar como a terceira melhor do Brasil, eu digo que é a primeira, porque trabalhamos em uma região de fronteira, com mais de 1500 km, e só por isso os indicadores de MS, comparados com os de outros estados de fronteira, já se avultam”, observou o vice-governador, ao saudar os novos comandantes. Ele ainda observou que, com essa percepção, e o trabalho integrado de todas as forças de segurança, “o Brasil inteiro sabe que aqui não se cria liderança da criminalidade, bandido não se cria no MS, e esse é um dos fatores, também, pelos quais grandes empreendimentos procuram pelo nosso Estado”.

O Governo do Estado investiu 137% a mais em segurança em 2022 em comparação com o ano de 2021. MS foi o estado que mais desembolsou recursos para custear despesas com policiamento. Em 2021, o investimento total no setor foi de R$ 138.2 milhões, contra R$ 327.6 milhões em 2022. No comparativo de 2021 para 2022, o Estado superou a média nacional (11,6%), em relação a todos os dados de investimentos, com um crescimento de 20,8%.

Participação

Participaram da cerimônia de troca de comando em Dourados, além do vice-governador Barbosinha, o prefeito Alan Guedes e o comandante da PMMS, Renato dos Anjos, o comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Coronel Everson Antonio Rozeni, o delegado Regional da Polícia Civil, Adilson Stiguivits, o delegado titular da Defron (Delegacia Especializada de Combate aos Crimes de Fronteira), Rafael de Souza Carvalho, o delegado titular do 1º. Distrito Policial, José Carlos Almussa Junior, o comandante do 3º. Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão,  o Coronel Rodrigo Alex Potrich, comandante do CPA-1, o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, Tenente Coronel Alaerson de Jesus Muniz, a comandante da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, o presidente do COISED (Conselho Institucional de Segurança da Comunidade), Marcelo Rezende, os novos responsáveis pelos comandos dos CPAs da região e comandantes militares de cidades vizinhas, entre outras autoridades.

Anterior
Anterior

Em formatura no IFMS, Barbosinha cita Dourados como pólo de cabeças pensantes

Próximo
Próximo

Itahum se mobiliza por construção de capela mortuária