Em abertura de torneio de gateball, Barbosinha enaltece influência da cultura japonesa em MS

Pela segunda vez, Dourados sedia campeonato internacional de esporte típico do Japão; evento atrai competidores de todo o país, além de Paraguai, Argentina, Peru e Japão

Gateball é esporte típico do Japão e atrai atletas de todas as idades: competidor mais velho tem 96 anos

Ao participar da cerimônia de abertura do 10º Campeonato Internacional de Gateball Memuro-Brasil, neste sábado (23) no Clube Nipo-Brasileiro de Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, expressou alegria e gratidão por sediar o evento e destacou ainda a grande influência da cultura japonesa em todo o MS. “A presença japonesa se reflete em todos os parâmetros de nosso Estado: na saúde, na educação, na cultura e prática de esportes. Somos muito gratos pela influência que a cultura japonesa exerce em MS”, discursou, ao desejar as boas-vindas a todos os participantes e representantes de delegações. “Sintam-se abraçados pela cidade de Dourados e pelo nosso Mato Grosso do Sul”, acrescentou.

Promovido pela União dos Clubes de Gateball do Brasil, com apoio do governo do Estado, o torneio segue até domingo (24) e reúne em torno de 560 atletas vindos de todo o MS e também de Estados como Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Bahia, Tocantis e Minas Gerais, além de delegações da Argentina, Paraguai e Peru.

Um dos destaques do torneio é a visita do prefeito de Memuro, cidade japonesa onde o esporte nasceu há quase 80 anos. O prefeito Akira Teshima está na cidade acompanhado de assessores, representantes do esporte e vereadores. “Mato Grosso do Sul se sente muito honrado por estar sediando o evento e recebendo atletas do Brasil inteiro e de outros países, especialmente a delegação do Japão, chefiada pelo prefeito”, afirmou o vice-governador.

Esporte e tradição

O Gateball Memuro é um torneio internacional, apreciado por uma grande faixa etária, da criança ao idoso. A diversidade de idades entre os participantes é uma prova viva da essência inclusiva e integradora do esporte. Neste ano, a presença de atletas como Laís Murakami Tada, de apenas 10 anos, de Sorocaba, e Hideo Ohashi, de 96 anos, de Vila Vargas, evidencia a capacidade do esporte de unir gerações e promover a troca de experiências e valores entre jovens e veteranos.

Durante a cerimônia de abertura, foi feito o plantio de mudas da espécie "Okinawa sakura". A árvore marca o início da estação das flores de cerejeira no Japão, atraindo turistas e simbolizando a efemeridade da vida, a beleza e a renovação. 

Embora menos conhecidas internacionalmente que as cerejeiras de outras regiões, as da província de Okinawa têm um significado cultural e turístico único por serem as primeiras a florescer no país, impulsionando a economia local e a celebração cultural durante a primavera.

Comunidade em MS

Como destacado pelo vice-governador, Mato Grosso do Sul conta com forte influência da cultura nipônica, devido à forte presença desta comunidade em todos os municípios. Pelo menos 20 mil japoneses e descendentes vivem no Estado, sendo em torno de 15 mil em Campo Grande e 5 mil em Dourados.

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Dourados foi fundada em 1953 e conta atualmente com mais de 200 famílias associadas. Segundo a comissão organizadora, Dourados foi escolhida como sede por conta da forte presença da comunidade nipônica e por ser referência em eventos multiculturais, além de se destacar como polo regional de desenvolvimento e convivência entre diferentes etnias.

Próximo
Próximo

Conselhos de segurança indígena: política implementada em MS é referência para outras comunidades do país