Naviraí

A cidade de Naviraí está localizada no sul do estado de Mato Grosso do Sul, na micro-região de Iguatemi de nº 368. Sua posição astronômica é, 23º 03’ 45" de Latitude Sul e 54º 11’ 26" de Longitude Oeste.

A área total do município é de 33193,552 km², que equivale a 14,47% da micro região de Iguatemi e 1,09% do total do estado. Sua altitude média na sede do município é de 362 metros. À distância do município a capital do estado é de 355 km.

Posição geográfica do município é: ao norte, o Município de Jatei, ao sul Itaquiraí e Iguatemi a leste o estado do Paraná e a oeste Juti.

Naviraí possui um clima tropical de altitude, com precipitação pluviométrica média anual de 64,7 mm, caracterizado pelo verão chuvoso e inverno seco. Sua vegetação original destaca-se a savana e o domínio de mata tropical; sua principal característica é de árvore como: peroba, cedro, angico-vermelho e cana fistula. Dessa vegetação existem apenas resquícios.

O município de Naviraí pertence á bacia hidrográfica do rio Paraná na sua porção oriental. E também faz parte de mais duas sub bacias: Amambaí e Ivinhema. Os principais rios são Curupaí, Laranjaí, Amambaí e Paraná.

O relevo do município de Naviraí pertence à formação Caiuá, de idade cretácea Superior. O solo é fértil e constituído de latossolo vermelho escuro e uma parte menor de podzólico vermelho escuro.

A temperatura média das máximas é de 28 grau Cº a média está em torno de 22 Cº e a média das mínimas é de 12 grau Cº.

O período de chuva tem início em setembro e termina em março/abril com maiores precipitações de dezembro e janeiro. A precipitação média anual é de 1.400 mm. O mês mais chuvoso é janeiro, com precipitações em torno de 220 mm.

A cobertura vegetal de uma região representa os elementos de sustentação da vida, transformando os elementos naturais do solo em alimentos assimiláveis pelos homens e animais. Os solos relevam sua condição físico-química pela cobertura vegetal.

Em Mato Grosso do Sul a cobertura vegetal é constituída de quatro tipos básicos.- Cerrados- Matas tropicais- Campos limpos- Complexos do pantanal

A análise da vegetação do Município de Naviraí revela a presença de fisionomias da Savana e domínio de mata tropical, sua principal característica são as árvores emergentes deciduais. Peroba, cedro, angico-vermelho e canafístula. Com o passar de tempo esta vegetação vem sendo descaracterizada devido a ações antrópicas.



Luciana BomfimNaviraí