Cidadania em prática: Governadoria recebe estudantes de Aparecida do Taboado e fortalece formação política da juventude sul-mato-grossense
Projeto desenvolvido pela Câmara Municipal leva alunos da rede pública e privada a vivenciarem, na prática, o funcionamento dos três Poderes em Mato Grosso do Sul
Com olhos atentos, perguntas na ponta da língua e a curiosidade típica de quem deseja entender o mundo ao redor, dezenas de estudantes de Aparecida do Taboado ocuparam os corredores da Governadoria nesta quinta-feira (18), em Campo Grande. A visita fez parte do projeto “Câmara Vai à Escola”, uma iniciativa da Câmara Municipal que tem transformado salas de aula em verdadeiras incubadoras de futuros líderes e cidadãos conscientes.
Ao conhecer de perto o funcionamento do Poder Executivo Estadual, os alunos puderam compreender, na prática, como são tomadas as decisões que impactam diretamente o dia a dia da população e, mais do que isso, se sentiram parte ativa desse processo em cada área que passaram.
Recebendo os estudantes na sede do Governo, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que abrir as portas da gestão pública à juventude é uma forma concreta de semear cidadania:
“Receber essa juventude na Governadoria é reafirmar o compromisso de uma gestão aberta, transparente e conectada com o futuro. Aqui começa o protagonismo de muitos dos futuros líderes do nosso Estado. O projeto da Câmara é exemplar e mostra que a educação para a cidadania é o melhor caminho para uma sociedade mais justa e democrática”, disse.
Durante o encontro, Barbosinha respondeu a perguntas e compartilhou experiências de sua trajetória política. Um desses momentos marcou o estudante Victor Gabriel de Freitas, da Escola Estadual Ernesto Rodrigues:
“A política vai muito além do que a gente vê no dia a dia. Ela está no nosso cotidiano, mas se a gente não buscar conhecer e progredir nesse mundo, a gente fica estagnado. A conversa com o vice-governador me ajudou a entender uma dúvida que eu tinha sobre as escolas técnicas e também sobre o impacto da industrialização no nosso município”.
Acompanhando a comitiva, a secretária-adjunta da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Ana Nardes, reforçou que o Governo de Mato Grosso do Sul aposta em ações que aproximem a juventude do exercício da cidadania. “Quando o jovem tem a oportunidade de vivenciar de perto a política e entender o papel das instituições, ele passa a enxergar que a cidadania é construída na prática. Essa é uma experiência transformadora, que inspira futuros líderes e fortalece a democracia”.
Para a aluna Paula Tereza Mignoli, da Escola do SESI, a experiência trouxe uma nova perspectiva sobre a política. “É uma oportunidade única de conhecer de perto como funcionam os Poderes e como a política influencia o nosso cotidiano. Agora me sinto ainda mais motivada a participar e a opinar sobre os rumos da nossa cidade”.
Compondo a programação pedagógica do projeto, a visita envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (1º ao 3º ano), com idades entre 14 e 18 anos, das seguintes instituições: E.E. Georgina de Oliveira Rocha, E.E. Frei Vital de Garibaldi, E.E. Ernesto Rodrigues, Escola do SESI de Aparecida do Taboado e Escola Recanto (Objetivo).
A professora Fernanda Maria Rossito explicou que a proposta é desenvolvida de forma interdisciplinar nas escolas participantes. “Nosso objetivo é que os alunos se tornem cidadãos comprometidos com o futuro de Aparecida do Taboado e de Mato Grosso do Sul. Por meio do projeto, apresentamos as estruturas do Legislativo, do Judiciário e do Executivo em diferentes contextos: históricos, geográficos e até mesmo linguísticos, quando o tema entra na produção de texto”, disse.
O secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, também recebeu os estudantes e destacou a importância de conectar a juventude com as instituições. “Essa conexão entre os municípios e o Governo do Estado precisa ser cultivada desde cedo. Formar cidadãos conscientes e engajados é uma missão que ultrapassa as salas de aula. Ao proporcionar esse contato direto com a estrutura pública, estamos investindo em uma geração mais participativa e preparada”, destacou.
O papel do Legislativo local
A comitiva estudantil foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, vereador Ber Galter, que lidera o projeto junto aos parlamentares Patrícia Maria dos Santos, Matheus Vicente da Costa e Jucleber da Silva Queiroz. Professores, coordenadores pedagógicos, servidores da Câmara e representantes da Secretaria Municipal de Educação também estiveram presentes.
“O ‘Câmara Vai à Escola’ é mais do que um projeto de educação política. É uma ponte entre os estudantes e os Poderes Públicos. Queremos que os jovens se reconheçam como parte do processo democrático e entendam que podem e devem contribuir com a construção de uma sociedade melhor”, afirmou Ber Galter.
Um olhar além dos muros da escola
A visita à Governadoria integra uma jornada formativa maior, que inclui também passagens pelo Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa e o Bioparque Pantanal. A proposta é que os jovens compreendam, com profundidade e vivência, a estrutura do Estado e seus mecanismos de funcionamento.
Mais do que um passeio educativo, a experiência proporcionou aos estudantes uma visão concreta da rotina administrativa do Estado, reforçando o compromisso do Governo com uma gestão pública acessível, pedagógica e inspiradora para as novas gerações.