Caminhos do desenvolvimento: Estado e municípios traçam juntos as novas rotas do MS Ativo
Parcerias com Jardim, Bodoquena e Bataguassu mostram força do planejamento integrado e municipalista do governo
O Governo de Mato Grosso do Sul segue fortalecendo sua atuação municipalista por meio do programa MS Ativo 2025, na rodada de reuniões de trabalho entre o Executivo estadual, prefeitos e vereadores os municípios de Jardim, Bodoquena e Bataguassu apresentaram projetos prioritários nas áreas de infraestrutura, habitação, turismo e desenvolvimento econômico.
As reuniões contam com a presença do time de secretários estaduais, representantes da Assembleia Legislativa e bancada federal, além de técnicos de cada município. De acordo com o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, os encontros reforçam a política de escuta ativa e parceria com os municípios.
“Nosso objetivo é trabalhar ao lado dos gestores municipais, ouvindo as reais necessidades de cada localidade para que os investimentos cheguem onde mais importam. O MS Ativo é mais que um programa de obras – é um pacto pelo desenvolvimento regional com justiça social, planejamento e execução”, destacou.
O governador Eduardo Riedel também ressaltou que o trabalho conjunto com os prefeitos garante agilidade, transparência e resultados efetivos. “Cada agenda do MS Ativo é uma oportunidade de ajustar rotas, liberar recursos e dar celeridade a projetos que transformam a vida das pessoas. Essa é a essência de um governo municipalista: dialogar, planejar e entregar”, pontuou Riedel.
Jardim: integração à Rota Bioceânica impulsiona investimentos
Com localização estratégica no trajeto da Rota Bioceânica, Jardim apresentou propostas voltadas à infraestrutura urbana e logística, com destaque para a pavimentação de acessos que darão suporte ao novo fluxo de transporte internacional. O prefeito Juliano Miranda, também solicitou apoio para obras de recapeamento urbano, habitação e iluminação pública.
“O projeto da Rota Bioceânica exige que estejamos preparados para receber mais investimentos e melhorar a mobilidade urbana. Nosso pedido ao governo inclui obras que vão posicionar Jardim como referência em logística e turismo. Nós temos 49% do município sem pavimentação, conversando com os vereadores decidimos que a prioridade para investimento é em pavimentação e drenagem, especialmente no Residencial São Paulo”, afirmou o prefeito.
Bodoquena: turismo e infraestrutura como eixos do desenvolvimento
Por seu forte apelo ecológico e turístico, a prefeita de Bodoquena Girleide priorizou projetos para pavimentação de vias urbanas e drenagem, essenciais para o escoamento da produção e o acesso às áreas turísticas. “Bodoquena tem grande potencial turístico e precisa de infraestrutura à altura para se desenvolver. A pavimentação é fundamental para atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou Girleide.
Bataguassu: urbanização e habitação como prioridades
Já em Bataguassu, a prefeita Wanderleia Caravina e sua equipe técnica apresentaram demandas voltadas à pavimentação de bairros como Novo Horizonte, São Pedro e o Núcleo Industrial, além da sinalização viária e ações habitacionais em parceria com a Agehab. Um dos destaques foi a assinatura de convênio entre o Governo do Estado, Agesul e o município, que garantirá repasse de recursos para a restauração funcional do pavimento urbano.
“Temos uma gestão comprometida com o desenvolvimento da cidade, mas é com o apoio do Governo do Estado que conseguimos avançar em obras estruturantes que impactam diretamente na vida dos bataguassuenses”, afirmou a prefeita.
MS Ativo: planejamento, escuta e execução
O MS Ativo 2025 está estruturado em etapas que envolvem escuta técnica, elaboração de projetos, liberação de recursos, execução das obras e entrega à população. A atual fase do programa tem como foco ouvir os novos prefeitos eleitos e revisar os convênios já em andamento, com o objetivo de acelerar entregas e corrigir eventuais gargalos técnicos.
“Esse é um governo que dialoga com os municípios e que trabalha com planejamento. Vamos continuar visitando cada região, firmando parcerias e garantindo que os projetos saiam do papel e melhorem a vida de quem mais precisa”, concluiu Barbosinha.