Barbosinha representa o Governo do Estado na abertura do Congresso da Magistratura em Bonito
Realizado em Bonito, o encontro reúne autoridades e especialistas para discutir tecnologia, inovação e o fortalecimento da justiça de Mato Grosso do Sul.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o governador Eduardo Riedel na solenidade de abertura do Congresso Estadual da Magistratura Sul-Mato-Grossense, realizada nesta quarta-feira (15), em Bonito, MS. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Escola Judicial (Ejud-MS) e em parceria com a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), reúne cerca de 80 participantes no Zagaia Eco Resort, entre magistrados, autoridades e representantes de cartórios.
Com o tema “Magistratura em Movimento: Construindo a Justiça do Futuro”, o congresso se estende até o dia 17 de outubro e propõe um espaço de reflexão crítica, troca de experiências e atualização sobre os rumos do sistema de justiça. A programação contempla debates sobre os desafios impostos pelas transformações sociais, tecnológicas e legislativas, com foco em inovação, governança, inteligência artificial, corresponsabilidade na judicialização, reforma tributária e segurança jurídica no agronegócio.
A presença do vice-governador Barbosinha reforça o compromisso do Governo do Estado com a integração entre os Poderes e o fortalecimento das instituições públicas. Sua participação também simboliza o reconhecimento da importância do Poder Judiciário na construção de uma justiça mais moderna, efetiva e próxima do cidadão de Mato Grosso do Sul. “Trabalhamos para construir uma administração pública baseada na inovação, na transparência e na governança colaborativa, cientes de que a Justiça é parceira essencial da boa gestão pública e da democracia”, afirmou.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou a pertinência do tema central do congresso e a importância do momento vivido pelo Poder Judiciário. Segundo ele, “o tema que nos inspira nesta edição, magistratura em movimento: construindo a justiça do futuro, traduz perfeitamente o momento histórico que vivemos. O Poder Judiciário, ao longo das últimas décadas, transformou-se de maneira profunda. Evoluímos em estrutura, em tecnologia, em transparência e em acessibilidade, mas o verdadeiro avanço, aquele que sustenta e dá sentido a todos os outros, é o avanço humano e institucional”.
Após a abertura, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck, proferiu uma palestra magna abordando questões atuais de economia e do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, além de mostrar como o Estado está inserido no cenário internacional nas questões de importação e exportação.
Durante os três dias de evento, conferências e painéis discutirão caminhos para fortalecer a justiça sul-mato-grossense, buscando soluções institucionais mais eficazes, transparentes e alinhadas às demandas da sociedade contemporânea.
SOBRE A EJUD
Criada pela Lei nº 3.932, de 13 de julho de 2010, a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) é um órgão auxiliar do Poder Judiciário vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça, com a missão de promover o treinamento, a capacitação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores. A história da Ejud-MS, no entanto, remonta a 1985, quando a Escola da Magistratura de Mato Grosso do Sul (Esmagis), vinculada à Amamsul, iniciou as atividades de formação judicial no Estado. Com o passar dos anos, a Ejud consolidou sua estrutura por meio das portarias nº 354/2011 e nº 697/2015, que unificaram as secretarias de formação em uma única unidade administrativa, fortalecendo sua atuação como centro de conhecimento e desenvolvimento profissional do Judiciário sul-mato-grossense.
Atualmente, a Ejud-MS desempenha papel estratégico na implementação das políticas e diretrizes do Tribunal de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Com uma agenda contínua de cursos presenciais, semipresenciais e a distância, a instituição promove uma formação humanista, integral e interdisciplinar, pautada nos valores éticos, na solidariedade e nos pilares da educação da UNESCO — aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Entre suas ações mais recentes, destacam-se as parcerias com universidades nacionais e internacionais, como a Universidade de Girona, a PUC-Rio, a UFMS e a Fundect, que ampliam as oportunidades de qualificação, incluindo a inédita pós-graduação em Gestão Judiciária, voltada a magistrados e servidores do Estado.