Barbosinha representa o Governo do Estado na abertura do Congresso da Magistratura em Bonito

Realizado em Bonito, o encontro reúne autoridades e especialistas para discutir tecnologia, inovação e o fortalecimento da justiça de Mato Grosso do Sul.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o governador Eduardo Riedel na solenidade de abertura do Congresso Estadual da Magistratura Sul-Mato-Grossense, realizada nesta quarta-feira (15), em Bonito, MS. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Escola Judicial (Ejud-MS) e em parceria com a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), reúne cerca de 80 participantes no Zagaia Eco Resort, entre magistrados, autoridades e representantes de cartórios.

Com o tema “Magistratura em Movimento: Construindo a Justiça do Futuro”, o congresso se estende até o dia 17 de outubro e propõe um espaço de reflexão crítica, troca de experiências e atualização sobre os rumos do sistema de justiça. A programação contempla debates sobre os desafios impostos pelas transformações sociais, tecnológicas e legislativas, com foco em inovação, governança, inteligência artificial, corresponsabilidade na judicialização, reforma tributária e segurança jurídica no agronegócio.

A presença do vice-governador Barbosinha reforça o compromisso do Governo do Estado com a integração entre os Poderes e o fortalecimento das instituições públicas. Sua participação também simboliza o reconhecimento da importância do Poder Judiciário na construção de uma justiça mais moderna, efetiva e próxima do cidadão de Mato Grosso do Sul. “Trabalhamos para construir uma administração pública baseada na inovação, na transparência e na governança colaborativa, cientes de que a Justiça é parceira essencial da boa gestão pública e da democracia”, afirmou.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou a pertinência do tema central do congresso e a importância do momento vivido pelo Poder Judiciário. Segundo ele, “o tema que nos inspira nesta edição, magistratura em movimento: construindo a justiça do futuro, traduz perfeitamente o momento histórico que vivemos. O Poder Judiciário, ao longo das últimas décadas, transformou-se de maneira profunda. Evoluímos em estrutura, em tecnologia, em transparência e em acessibilidade, mas o verdadeiro avanço, aquele que sustenta e dá sentido a todos os outros, é o avanço humano e institucional”.

Após a abertura, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck, proferiu uma palestra magna abordando questões atuais de economia e do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, além de mostrar como o Estado está inserido no cenário internacional nas questões de importação e exportação.

Durante os três dias de evento, conferências e painéis discutirão caminhos para fortalecer a justiça sul-mato-grossense, buscando soluções institucionais mais eficazes, transparentes e alinhadas às demandas da sociedade contemporânea.

SOBRE A EJUD

Criada pela Lei nº 3.932, de 13 de julho de 2010, a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) é um órgão auxiliar do Poder Judiciário vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça, com a missão de promover o treinamento, a capacitação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores. A história da Ejud-MS, no entanto, remonta a 1985, quando a Escola da Magistratura de Mato Grosso do Sul (Esmagis), vinculada à Amamsul, iniciou as atividades de formação judicial no Estado. Com o passar dos anos, a Ejud consolidou sua estrutura por meio das portarias nº 354/2011 e nº 697/2015, que unificaram as secretarias de formação em uma única unidade administrativa, fortalecendo sua atuação como centro de conhecimento e desenvolvimento profissional do Judiciário sul-mato-grossense.

Atualmente, a Ejud-MS desempenha papel estratégico na implementação das políticas e diretrizes do Tribunal de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Com uma agenda contínua de cursos presenciais, semipresenciais e a distância, a instituição promove uma formação humanista, integral e interdisciplinar, pautada nos valores éticos, na solidariedade e nos pilares da educação da UNESCO — aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Entre suas ações mais recentes, destacam-se as parcerias com universidades nacionais e internacionais, como a Universidade de Girona, a PUC-Rio, a UFMS e a Fundect, que ampliam as oportunidades de qualificação, incluindo a inédita pós-graduação em Gestão Judiciária, voltada a magistrados e servidores do Estado.

Anterior
Anterior

“Ser defensor é um sacerdócio”: posse de Salete de Fátima do Nascimento reforça papel humano da Defensoria Pública

Próximo
Próximo

Em visita ao Hospital Regional, Barbosinha reafirma compromisso do Governo de MS com fortalecimento do SUS