Barbosinha recebe título de cidadão itaporanense e transforma homenagem em compromisso com o desenvolvimento

Durante sessão solene na Câmara Municipal, vice-governador destaca trajetória de vida, importância da educação e parceria com a cidade

O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, recebeu na noite desta segunda-feira (13) o Título de Cidadão Itaporanense, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Municipal. A homenagem foi entregue durante a 35ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, em cerimônia que reuniu autoridades, lideranças locais e representantes da sociedade civil no plenário da Casa de Leis.

A honraria, proposta pelo vereador Miguel de Araújo Filho (Miguelzinho – PSD), reconhece cidadãos e autoridades que contribuíram de forma significativa para o crescimento e o desenvolvimento de Itaporã. No caso de Barbosinha, a homenagem é um tributo a décadas de atuação em diferentes áreas da vida pública – da educação e segurança ao fortalecimento das políticas públicas municipais –, além da relação de parceria que o vice-governador mantém com a cidade ao longo de sua trajetória.

Em discurso, Barbosinha destacou a importância do momento e compartilhou com os itaporanenses a trajetória que o levou do interior do Estado ao exercício de importantes funções públicas. “É uma noite de profunda gratidão e significado. Receber o título de cidadão desta cidade é uma honra que compartilho com todos aqueles que estiveram ao meu lado nessa caminhada. Vim de uma família humilde, fui engraxate e sorveteiro, e encontrei na educação a chave para transformar minha realidade. Tudo o que conquistei foi fruto de oportunidades que este Estado me proporcionou. Por isso, cada cargo que ocupei, de secretário de Segurança a deputado estadual e, hoje, como vice-governador, sempre teve um propósito: servir às pessoas e devolver em forma de trabalho a confiança que depositaram em mim”, afirmou.

O vice-governador também ressaltou a responsabilidade que acompanha a honraria e reafirmou seu compromisso com o futuro de Itaporã. “Ao receber este título, minha ligação com Itaporã se torna ainda mais forte. Essa homenagem aumenta a responsabilidade de continuar trabalhando por este município, seja na saúde, na educação, na infraestrutura ou na geração de oportunidades. É um compromisso que assumo com orgulho e com a certeza de que continuaremos avançando juntos”, completou Barbosinha.

Autor da propositura, o vereador Miguelzinho destacou a importância do reconhecimento ao vice-governador e lembrou algumas das contribuições diretas de Barbosinha para o desenvolvimento local. “Barbosinha não é apenas o vice-governador do nosso Estado, ele é um amigo de Itaporã há muitos anos. Quando foi deputado estadual, nos ajudou a estruturar o laboratório municipal com equipamentos essenciais. À frente da Secretaria de Segurança Pública, trouxe viaturas, armamentos e implantou aqui o curso de sargento, que antes só era oferecido em Campo Grande. Foi graças ao seu empenho que conquistamos também a reforma da Escola Senador Saldanha Derzi, um investimento de mais de R$ 4,2 milhões. É por isso que esta homenagem é mais que merecida”, destacou o parlamentar.

O evento contou com a presença do prefeito Tiago Carbonaro, do vice-prefeito Edilson Bigadão, do presidente da Câmara Flávio Godoy, além de vereadores, lideranças comunitárias e familiares dos homenageados. Também receberam honrarias a atleta de meia maratona Débora Perin, atletas da academia Dojo Yada, o pastor Gilmar Pereira, Luiza Palhano, Feliciana Rebeque e representantes de diversas instituições locais.

Localizado no sul do Estado e conhecido como a “Cidade do Peixe” devido à relevância da piscicultura para sua economia, Itaporã tem sua história marcada pela força do agronegócio e pela produção agrícola de soja e milho, além de um pujante setor de serviços e comércio. Emancipado em 1953, o município celebra 71 anos de trajetória e se consolida como um importante pólo de desenvolvimento regional.

Encerrando seu discurso, Barbosinha fez questão de dividir a homenagem com sua equipe e com todos os que contribuem para a construção de um Mato Grosso do Sul mais justo e próspero. “Divido este título com cada pessoa que caminhou ao meu lado ao longo dos anos, com minha família, minha equipe e com todos que acreditam que a política pode ser um instrumento de transformação. Sou grato a Itaporã por este gesto e reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por esta terra que agora também posso chamar de minha”, finalizou. 

Anterior
Anterior

Em visita ao Hospital Regional, Barbosinha reafirma compromisso do Governo de MS com fortalecimento do SUS

Próximo
Próximo

Governo de Ms reforça protagonismo na integração sul-americana durante encerramento do VII Foro do Corredor Bioceânico de Capricórnio