Barbosinha na sede da AAGD: obra que toca na alma
Com atendimento especializado oferecido para mais 200 famílias, a AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados) inaugurou nesta sexta-feira (5) a segunda etapa da obra da sede própria da instituição que já consumiu, até aqui, recursos da ordem de R$ 2,7 milhões, viabilizados pelo deputado federal Geraldo Resende junto ao Governo.
A solenidade reuniu o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), a primeira-dama Mônica Riedel, além da secretária Viviane Luiza (Cidadania) e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, recepcionados pelo presidente da AAGD, Francisco Sobrinho e a diretora Ana Cláudia, juntamente com o prefeito Alan Guedes, os deputados estaduais Renato Câmara e Gleice Jane e outras autoridades.
"Fico feliz por estar aqui nesta inauguração, que é parte de um projeto sensível para a inclusão, cuidado e respeito. E temos que garantir essa inclusão em todos os aspectos", disse Mônica Riedel. O vice-governador destacou a importância da representação política no cenário nacional para se obter essas melhorias.
“Essa obra tem a marca do Geraldo [Resende, deputado federal], e ele está descobrindo que obras de asfalto de milhões de reais não tocam profundamente a nossa alma como essa”, destacou o vice-governador ao saudar também a participação da Associação ‘Juliano Varela’, de Campo Grande, criada há pouco mais de 30 anos e atualmente com 1.480 membros integrantes, entre downs e autistas e a primeira orquestra rítmica Down do País, que, inclusive, se apresentou na cerimônia de inauguração da obra de ampliação da AAGD.
A Associação dos Autistas da Grande Dourados é uma entidade sem fins lucrativos, que atende pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias, por meio de apoio social, tratamento clínico, terapêutico e pedagógico de crianças, jovens e adultos. Barbosinha destacou a necessidade de que pessoas especiais, como as atendidas pela Juliano Varela e a AAGD, por exemplo, possam ganhar inserção política, “participando atividade da vida social”.
Atualmente, a AAGD é a única referência na prestação deste serviço na cidade de Dourados e região – formada por 33 municípios com mais de 1 milhão de habitantes. “O Governo do Estado vai continuar apoiando iniciativas como essas, é o compromisso do governador Eduardo Riedel que trago aqui nesse momento, e que esperamos contar com o apoio do Geraldo mais uma vez para carrear os recursos necessários à ampliação do trabalho que aqui é realizado”.