Barbosinha entrega comendas a coordenador de Educação e comandante da PM
O professor Nei Elias Coinethe de Oliveira, coordenador regional da Secretaria estadual de Educação em Dourados e o tenente coronel Helbert Davyson Romeiro de Souza, comandante do 3º. Batalhão da PM (Polícia Militar), receberam, nesta segunda-feira (6) a “Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra”, que é concedida em homenagem aos profissionais de Educação e a “Medalha Adib Massad”, que reverencia personalidades de destaque entre as forças de Segurança Pública no Estado, respectivamente.
O evento de homenagens aos indicados por parlamentares de Mato Grosso do Sul na área da Educação aconteceu em sessão solene realizada de forma semipresencial, no último dia 19 de outubro, proposto pelo deputado estadual Marçal Filho (PSDB), no plenário “Deputado Júlio Maia” do Palácio Guaicurus, em Campo Grande. Nesta segunda, o deputado Barbosinha entregou pessoalmente a comanda ao seu homenageado, professor Nei Elias, no escritório da Coordenadoria de Educação em Dourados.
Já a entrega da honraria concedida a pessoas com atuação relevante no setor de segurança foi realizada em sessão solene proposta pelo deputado Coronel Davi, na noite do dia 20 de outubro e o homenageado do deputado Barbosinha, o tenente coronel Helbert, também recebeu a comenda presencialmente nesta segunda, em Dourados, na sede do Batalhão da PM.
Os homenageados
Nei
Nei Elias Coinethe de Oliveira nasceu em Aral Moreira e em 1991 formou-se no Magistério, iniciado a carreira de Professor, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em 1995, licenciou-se em Letras pela Fifasul (Faculdades Integradas de Fátima do Sul) e com 21 anos de idade já assumiu a direção da Escola Estadual ‘Fernando Correa da Costa”, na cidade onde nasceu.
Atuou por 13 anos como Professor da Educação Básica nas Etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas estaduais ‘João Vitorino Marques’ e ‘Fernando Correa da Costa’, transferindo-se, depois para Dourados, onde lecionou nas escolas ‘João Paulo dos Reis Veloso’ e ‘Presidente Vargas’, maior escola pública do Município e onde viria, mais tarde, a ser diretor, por 11 anos consecutivos.
Graduou-se em Direito pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em 2004, onde desenvolveu pesquisas sobre o “O Direito à Educação das Pessoas com Deficiência”. Possui Especialização em Ensino Superior pesquisando o tema “Avaliação da Aprendizagem” e Pós-graduação em Gestão Escolar abordando a temática de transformação da práxis das escolas sob a perspectiva da Gestão Democrática.
Atualmente é o Coordenador Regional de Educação da Região da Grande Dourados, o que lhe possibilita o acompanhamento/assessoramento de mais 63 escolas estaduais, localizadas em 12 municípios: Caarapó, Douradina, Deodapólis, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.
Helbert
O tenente coronel Helbert Davison Romeiro de Souza é natural de Campo Grande, formado na Academia de Policia Militar do Barro Branco (em São Paulo), Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas, com pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, atuou em várias unidades do Estado e ainda comandou as operações ‘Pataxó’ da Força Nacional de Segurança em Ilhéus (BA), ‘Xingu’, no interior do Pará e ‘Entorno’, na cidade de Luziânia (GO) antes de vir a coordenador as ações do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na divisa com o Paraguai. É comandante do 3º. Batalhão da PM em Dourados desde novembro do ano passado.