Barbosinha destaca história de amor nos 50 anos da Apae em Dourados
O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) participou, na noite de quinta-feira (24), da celebração dos 50 anos de criação e instalação da Apae (a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em Dourados. “São pessoas movidas pelo amor e que fazem a diferença, produzindo milagres na vida dessas crianças”, definiu ele, durante a sessão solene realizada na Câmara de Vereadores.
A Apae foi criada no Município em setembro de 1973 e desde então já beneficiou centenas de crianças e adolescentes com atividades de enfrentamento à deficiência intelectual e múltipla, com ações de Terapia Ocupacional, Hidroterapia e Equoterapia, com a ajuda do Exército Brasileiro.
Durante a sessão solene, proposta pelo vereador Sergio Nogueira, foram homenageados ex-presidentes e membros destacados da diretoria, entre eles os empresários Marcos Ortiz e Inio Coalho, os advogados Laudelino Balbuena de Medeiros e Valdir Medeiros, o médico Jamal Haddad, a administradora Elizabeth Virgues de Souza, presente na história da entidade local desde 1991 e o motorista João Ferreira Lima, que por mais de 26 anos conduziu alunos de diferentes regiões da cidade para a Apae.
O atual presidente da entidade em Dourados, empresário Marcelo Vardasca, agradeceu as homenagens e disse que a Apae trabalha pela reabilitação e inclusão na sociedade, “e o nosso legado é fazer inserir essas crianças e adolescentes no meio social”. Em nome de famílias atendidas, Santina Silva, mãe de um aluno, disse que “o amor e a dedicação incondicional promovem essa história de superação e perseverança”. Um coral formado por colaboradores da Apae também prestou homenagens a todos que ajudaram a construir essa história.
Também participaram da sessão solene o presidente da Federação das Apaes de Mato Grosso do Sul, Otão Pereira de Almeida e o vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Nilson Ferreira, além de convidados especiais para a celebração, onde um dos alunos que frequentam a instituição, Caio Henrique, também autografou livro e gravou mensagem de agradecimento ao governador Eduardo Riedel pela preocupação com as entidades que representam o Terceiro Setor.