Barbosinha celebra 15 anos do Projeto Jaboque e reforça compromisso com a ressocialização em Mato Grosso do Sul
Vice-governador foi um dos homenageados pelos relevantes trabalhos prestados à instituição
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou, nesta segunda-feira (15), da celebração dos 15 anos da Comunidade Terapêutica Jaboque, em Campo Grande. A solenidade foi marcada por uma noite de reconhecimentos as pessoas que contribuíram com a história do projeto e reforçou o compromisso com a ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade social, dependência química e em situação de rua.
Com uma mensagem de respeito e reconhecimento no peito, Barbosinha destacou que “Ser padrinho do Jaboque é motivo de orgulho e responsabilidade. Ao longo da minha trajetória política, tenho apoiado iniciativas como esta porque acredito que investir na recuperação é investir na vida e na dignidade das pessoas”, afirmou.
Fundada em 2010, a Comunidade Jaboque tornou-se referência em acolhimento e reinserção social com acolhimento. Ao longo desses anos, já foram impactas cerca de 15 mil homens, oferecendo apoio multiprofissional, atendimento terapêutico, assessoria jurídica, orientação espiritual, educação e cursos de capacitação. A responsável técnica do projeto, professora Scheila Matheus, ressaltou a dimensão humana desse trabalho. “Aqui vemos histórias renascendo todos os dias. O Jaboque é mais do que um espaço físico, é um ambiente onde cada pessoa encontra a chance de reconstruir seu futuro com dignidade e esperança”, disse.
O assessor do vice-governador, Nivaldo Cezar, também foi homenageado durante a cerimônia e compartilhou sua emoção com o público. “Nunca tinha recebido uma homenagem nestes anos atuando na questão social em nosso estado. O que sinto é gratidão, gratidão pelo reconhecimento. Atender os 79 municípios em nome do Barbosinha é levar esperança, e por isso me senti honrado”, disse.
Projeto de lei, emendas e transformações
Como deputado estadual, Barbosinha foi o autor do projeto de lei que declarou o Jaboque como utilidade pública estadual em 2015 e destinou R$ 100 mil em emendas parlamentares (2016, 2019 e 2020), recursos que possibilitaram, entre outras melhorias, a implantação de uma padaria, uma cozinha industrial e o atendimento às exigências do Corpo de Bombeiros para licenciamento do espaço.
Encerrando o encontro, Barbosinha reforçou o papel transformador do projeto e do apoio público. “Este reconhecimento não é só meu ou do Nivaldo, é de todos que acreditam na recuperação e na reinserção social. O Jaboque é um exemplo de que políticas públicas e parcerias com a sociedade civil podem, sim, mudar destinos e oferecer novas perspectivas. Seguiremos juntos fortalecendo esta rede de cuidado para que Mato Grosso do Sul seja referência em ressocialização e acolhimento”, concluiu.