Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

Sessão ‘diferente’ de cinema muda a rotina do shopping

A felicidade do Samuel em assistir, pela primeira vez, a uma sessão de cinema, não tem preço. O menino, acompanhado da mãe Ana, foi um dos muitos alunos e ainda não alunos da AAGD (a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados) que acompanharam, no começo da tarde deste domingo (2), data consagrada como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a exibição do filme ‘Gato de Botas 2’, no cinema do shopping de Dourados. O Cine Araújo reservou a Sala 2, com parâmetros adaptados e ingressos no valor de R$10,00 para o público atípico.

A coordenadora pedagógica da Associação, Jéssica da Silva Brito, considerou que, mais do que assistir ao filme, as crianças e familiares tiveram a oportunidade de “chamar a atenção da sociedade sobre a existência do TEA [o Transtorno do Espectro do Autismo], tanto para diminuir o preconceito e ainda para que aqueles que nunca tiveram esse contato, adquiram nova experiência”.

Para a coordenadora, que também levou o irmão autista para o cinema, a lei proposta pelo atual vice-governador Barbosinha, ainda enquanto deputado estadual, é importante porque gera uma estruturação por parte da empresa de projeções. “Desta vez, por exemplo, a direção do cinema ligou pra gente na Associação informando da exibição do filme e das condições criadas para o público autista”, disse.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como um dos focos a inclusão de pessoas autistas nos mais diversos lugares e aspectos e, em Mato Grosso do Sul, a partir do dia 21 de junho de 2021, com a Lei estadual nº 5.677, de autoria do então deputado Barbosinha, pelo menos, uma vez por mês, vão ocorrer sessões adaptadas de cinema para pessoas com TEA ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

“Fico feliz em poder proporcionar esse dia de alegria e divertimento para tantas famílias de pessoas com autismo que enfrentam uma espécie de julgamento da sociedade e que agora também, através dessa lei, adquirem o direito de frequentar ambientes como ir ao cinema, passear no shopping ou outras atividades fora de seus lares. Passam a ser incluídas no convívio social”, comemorou Barbosinha.