Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

Reforma da Escola Menodora atende pedido de Barbosinha

Ao completar 50 anos de história, escola vai ganhar reforma completa no centro de Dourados

O Governo do Estado confirmou, em publicação na edição do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, a expedição de Ordem de Serviço para a reforma completa da Escola Estadual ‘Menodora Fialho de Figueiredo’, em Dourados. A publicação atende reivindicação já encaminhada pelo deputado Barbosinha (DEM) ao governador Reinaldo Azambuja, com cópias para o secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) e à professora Maria Cecilia Amendola da Motta (Educação), e contempla demanda apresentada pelas lideranças da escola ao parlamentar.

O prédio foi inaugurado em 1970 e no dia 11 de março de 1971 foi criada oficialmente a escola Menodora, em homenagem à educadora que dedicou parte de sua vida ao trabalho salesiano e de preparação de jovens e adolescentes. Nascida na fazenda São João, na região de Maracaju, Menodora casou-se com o engenheiro agrônomo Arnaldo Estevão de Figueiredo, que chegou a prefeito de Campo Grande. O casal teve cinco filhos [Afrânio, Agenor, Arnaldo Filho, Antônio João e Leila Rita] e ela foi Primeira Dama da atual capital do Estado aos 19 anos de idade.

Recuperando-se em regime de quarentena da Covid-19, o deputado Barbosinha comemorou, nesta terça-feira (3), os serviços que o Estado realiza em favor do Município, destacando, nessa etapa, a recuperação dos prédios públicos destinados à educação. Antes da Escola Menodora, o parlamentar já havia sido contemplado com ações do Governo nas escolas Antônia da Silveira Capilé, Floriano Viegas Machado e Alício Araújo e agora estão em fase de conclusão os trabalhos no Reis Veloso. Além da Menodora Fialho de Figueiredo, Barbosinha também pediu a atenção para os prédios das escolas Ramona da Silva Pedroso, Tancredo Neves e Maria da Glória Muzzi Ferreira, há muitos anos aguardando por melhorias em manutenção.

De acordo com a Ordem de Serviço expedida pelo governador Reinaldo Azambuja, o prédio de 50 anos de existência, localizado na avenida Weimar Torres, no centro da cidade, vai receber investimentos da ordem de R$ 5.325 milhões e o prazo para a execução dos serviços é de um ano. “Sem dúvida, o Governo vai deixar mais um legado importante e uma marca significativa na Educação, com a recuperação de prédios públicos por onde já passaram ilustres personalidades da nossa cidade e que agora passa a integrar o Programa Escola da Autoria para o desenvolvimento do estudante em suas várias dimensões, com a oferta da formação integral, atendendo tanto ao desenvolvimento das aprendizagens cognitivas quanto das competências socioemocionais dos nossos jovens”, destaca o deputado douradense.