Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

‘Nova’, escola Rodrigues Alves está pronta para começar 2025

Com investimentos da ordem de R$, 6,5 milhões recebidos do Governo do Estado, a escola Rodrigues Alves já está pronta para iniciar o ano letivo em um ambiente acolhedor, reestruturado e ampliado para abrigar os 350 alunos que já formalizaram a pré-matrícula para 2025, em Itaporã.

“Nossa escola ficou linda, muitos alunos já estão pré-matriculados, preenchemos a capacidade total de atendimento e estamos prontos para manter o ranking de melhor Ideb (o índice de desenvolvimento do ensino básico) no Município”, afirma o diretor-adjunto do estabelecimento, professor Venício Franco Borges.

Com novo laboratório de informática e de ciência, biblioteca, cozinha experimental para as aulas de matemática, química e afins, a quadra poliesportiva totalmente restaurada e até uma copa específica para atendimento do funcionário, a escola Rodrigues Alves traduz o grau de pertencimento da comunidade.

“Esse espaço de descanso para os administrativos foi mais uma importante conquista, além do refeitório novo para as crianças”, acrescenta o professor. A última vez que a escola havia passado por uma reforma foi há 15 anos.

O diretor-adjunto ainda destaca os avanços obtidos a partir da implantação da modalidade de Ensino Integral na escola. “Numa evolução gradativa, percebemos que a cada ano, com mais aulas em tempo integral, o aluno ganhou mais chances de crescer”, comemora Venício Borges.

A Rodrigues Alves ainda promove eventos de integração, como o Dia da Família na Escola, premiação do estudante destaque, encontros dos tutores e tutorados. “A tutoria orienta os estudantes em seu Projeto de Vida e protagonismo estudantil, é um momento de carinho e atenção”, comenta o adjunto. “Aqui a evasão é zero, temos uma escola que agrada e acolhe”, conclui.

No sábado (4), durante encontro com o governador em exercício José Carlos Barbosa em Dourados, o vereador eleito da cidade, Miguel de Araújo Filho, o Miguelzinho, agradeceu pelas melhorias recebidas e também reconheceu o trabalho que está sendo feito na escola Rachid Derzi, no distrito de Montese. “Itaporã é muito grata por tudo”, disse o novo vereador.

História

Criado originalmente como Ginásio Rodrigues Alves, o estabelecimento funcionou primeiramente como escola particular, de 1963 a 1967, de propriedade do professor José Pereira Lins, que também criou o Colégio Oswaldo Cruz em Dourados.

A escola oferecia o ginasial de 1ª a 4ª série, e em junho de 1968 foi encampada pelo Estado, por decreto do então governador de Mato Grosso, Pedro Pedrossian, passando a integrar a rede estadual de ensino. Em 1979, foi elevada a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Rodrigues Alves.