Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

Governo realiza encontro para promover sustentabilidade nos municípios

Objetivo é auxiliar os municípios e estimular a construção de parcerias colaborativas

Com objetivo de promover estratégias e ações de sustentabilidade nos 79 municípios, o Governo do Estado realiza nesta quarta (8) e quinta-feira (9) o Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) o evento vai compartilhar experiências, atualização de legislações e instrumentos de apoio, além de estimular a construção de parcerias colaborativas. 

O vice-governador José Carlos Barbosa (o Barbosinha) - que esteve no evento representando o Governador Eduardo Riedel - destacou que cuidar do meio ambiente é fundamental tanto para a conservação quanto para a geração de receitas. “Precisamos cuidar do bioma para garantir a manutenção da vida, com água, solo, fauna e flora e também para gerar riqueza por meio da questão ambiental, como o ICMS ecológico por exemplo, que estimula os municípios a cuidarem cada vez mais do meio ambiente. Fico muito feliz por ver Estado e municípios lado a lado construindo políticas públicas, bem como compartilhando os êxitos e as dificuldades”, pontuou.  

Barbosinha destacou que esteve presente no maior evento global para recriar cidades inovadoras, voltadas a sustentabilidade, no Emirados Árabes, em Dubai, no mês de outubro, e disse que as questões climática e ambiental estão no topo das discussões mundiais. “Nosso Governador Eduardo Riedel tem uma gestão voltada para o meio ambiente e tecnologia. Trabalhamos com foco nos quatro eixos que são ‘próspero, inclusivo, verde e digital’ e temos como meta fortalecer o diálogo com os municípios para estabelecer um trabalho sintonizado que permita levar mais qualidade de vida para nossa população e gerações futuras”. 

Para o Secretário da Semadesc, Jaime Verruck, o debate sobre o meio ambiente é de extrema relevância no contexto da gestão pública municipal. “Temos questões climáticas, lixo, áreas de proteção, poda de árvore, código florestal, carbono zero, entre outras que precisamos avançar. Os municípios terão que trabalhar cada vez mais a transversalidade com outras secretarias. Estive em Brasília, no Fórum Brasil de Investimentos, e não houve uma palestra em que a palavra ‘sustentabilidade’ não tenha sido mencionada. Nós reestruturamos a secretaria e vamos unir forças para proporcionar boas alternativas de desenvolvimento sustentável para o Mato Grosso do Sul”.

O deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, parabenizou a iniciativa e reforçou que a Assembleia Legislativa tem recursos e pode apoiar os municípios que tiverem bons projetos. “Precisamos partir de questões realizáveis, como o zoneamento estratégico econômico e a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Somos parceiros para fazer o dever de casa”.  

Em nome das secretarias municipais, a secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Cristina, parabenizou a iniciativa do encontro, falou sobre os desafios cotidianos e enfatizou que cuidar do meio ambiente é zelar pela perpetuação da espécie humana. Durante os dois dias serão abordados temas importantes como Mudança Climática: impactos locais, adaptação e mitigação; Licenciamento Ambiental Municipal: desafios, processos e boas práticas; Resíduos Sólidos em Consórcios Municipais: estratégias de gestão e soluções sustentáveis; Corredores Ecológicos Intermunicipais: importância, implementação e benefícios para a biodiversidade; e Pagamento por Serviços Ambientais.

Participam do evento as representante da WWF-Brasil, Cyntia Santos e Julia Boock; Prof. Dr. da PUC Campinas, Paulo Anselmo; Diretor Presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes; Diretor da Organoeste, Diego Souza Lima; Coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Ana Vitória Wernke; Coordenador de Regulação, Normas e Negociações Socioambientais da Semadesc, Pedro Mendes Neto; representantes do Ministério das Cidades, Acylino José dos Santos Neto e Marcos Metidieri; representante da Embrapa Pantanal, Walfrido Tomas; Coordenadora de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade da Semadesc, Sylvia Torrecilha; e Secretário Executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Henrique Leite Falcette.

Vice-governador José Carlos Barbosa na abertura do encontro estadual. Fotos: João Garrigó.