Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

Em agenda de trabalho, vice-governador debate projetos estruturantes para a região

Com o músico e organizador do Festop, Fernando Dagata: resgate cultural

O prefeito eleito do município de Deodápolis, Jean Carlos Silva Gomes, o Jean da Saúde, esteve com o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), no final de semana. Acompanhado do prefeito Valdir Sartor, ele agradeceu o apoio recebido nas eleições do dia 7 passado e já apresentou um rol de reivindicações de melhorias que pretende implantar na administração da cidade a partir de janeiro de 2025.

“Discutimos a importância da implantação de um Aeródromo pra atender Deodápolis e toda a região, com um programa de investimentos na formação de pilotos, pilotos de drone, hoje uma tecnologia muito presente, especialmente quando Deodápolis se constitui em um forte centro sucroalcooleiro”, citou o vice-governador.

A região compreende quase 10 usinas de cana-de-açúcar que vivem momento tenso, com as alterações climáticas que provocam ameaças permanentes de fogo na plantação e os riscos de incêndio nas indústrias. “É necessário reforçar essas bases operacionais, oferecendo opções de ações efetivas em combate ao sinistro que já causou mortes”, disse Barbosinha.

Jean da Saúde (PSDB) foi eleito prefeito de Deodápolis com 73,48% (5.709) dos votos, juntamente com o vice-prefeito Márcio de Paula Ribeiro, o Marcinho do Frigomar, derrotando Marcio Teles (MDB), que recebeu 26,52% (2.060) do total de 7.769 votos válidos.

Agenda cheia

Ainda no final de semana, o vice-governador tratou com o professor Osvaldo Lemes, coordenador do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) na extensão da escola Guateka que funciona junto da escola Araporã, de ações para resolver o problema da falta de água nas aldeias e do projeto de construção de uma nova escola, já cadastrada junto ao FNDE (o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no Ministério da Educação, reivindicação solicitada por Barbosinha quando foi deputado estadual e encampada pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

O delegado Erasmo Cubas, da Polícia Civil de Dourados, também foi recebido pelo vice-governador, relatando a participação no Curso de Investigação Aplicado a Pessoas Desaparecidas, realizado na sede do Ministério do Justiça, em Brasília.

Barbosinha também cumprimentou o vereador eleito pelo distrito de Montese para a Câmara de Itaporã, Miguelzinho, um dos indicados pelo PSD e que passa a reforçar as bancadas do partido em vários municípios do Estado. A comandante do Batalhão da PM (Polícia Militar) em Fátima do Sul, major Gabriela Fernandes, também esteve com o vice-governador, com o convite para participação na Primeira Corrida do 14o. BPM que acontecerá em breve na cidade.

Do músico e escritor Jean Euzébio, de Ivinhema, Barbosinha recebeu exemplar do livro ‘Música que toca a Alma’ e lembrou do período em que, como prefeito de Angélica (1989-92), pode admitir o ainda jovem para o primeiro emprego na prefeitura do município.

Na agenda com o cantor e escritor Fernando Dagata, organizador do Segundo Festop, o Festival de Todos os Povos, que começa na sexta-feira (25) e vai até domingo (27) na praça Antônio João, no centro de Dourados, o vice-governador lembrou da parceria que o Governo do Estado oferece.

“Tive participação direta nesse projeto e penso que esse é o melhor caminho para o Município iniciar o resgate cultural, reeditando antigos festivais como o Fempop que ocorriam no ginásio do CAD, criando uma identidade como se observa hoje em Bonito, Corumbá, Aquidauana, Maracaju e outras regiões do nosso Mato Grosso do Sul, e esperamos que a nova administração de Dourados tenha um olhar nesse sentido”, destacou Barbosinha.