Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

Dourados terá curso de formação de soldados com 120 alunos, diz PM em troca de comando

Tenente coronel Caramalac assumiu no lugar do major Vieira em Dourados

O coronel Renato dos Anjos Garnes, comandante-geral da PM (Polícia Militar) em Mato Grosso do Sul, confirmou, nesta terça-feira (13), em Dourados, a realização do próximo curso de formação de soldados, que deve começar nos próximos dias, com 120 alunos.

De acordo com o coronel Renato, o apoio do Governo, com a intervenção do vice-governador Barbosinha, é muito importante. “Tivemos a autorização para o chamamento dos remanescentes, são 500 alunos-soldados que em breve estarão em formação, nos polos. Dourados vai receber 120 alunos para serem forjados e atender as demandas desse grande polo”, anunciou.

Sob o comando do coronel Potrich (comandante do CPA1) do tenente coronel Samuel (do 3 Batalhão), do tenente coronel Caramalac, que assumiu a 9Cia da PM, com a saída do major Vieira, que vai assumir na semana que vem o comando do 15 Batalhão, em Maracaju, o curso de formação em Dourados será coordenado pelo capitão Yago.

A PMMS também vai abrir novos cursos em Ponta Porã, em Nova Andradina, Três Lagoas, Coxim, Aquidauana e em Jardim, formando novos policiais nas áreas de atuação em que irão trabalhar. Com a reestruturação dos comandos, a PM agora discute com o governador Eduardo Riedel a revisão das funções gratificadas. ˜Quando se fala de reestruturação, de impacto financeiro, o governador é muito sensível, mesmo sabendo do impacto que essas mudanças trazem, ele tem nos ajudado e autorizado no encaminhamento das nossas solicitações”, reconheceu o comandante geral.

Troca de comando

Ao deixar o comando da Companhia Independente, o major Vieira destacou as parcerias estabelecidas nos oito meses em que esteve à frente da unidade, como Guarda Municipal e a Polícia Civil, “que reforçaram nosso trabalho como grandes parceiras nas ações de segurança pública”.

Ao citar a parábola do plantador de tâmaras [fruta que, segundo estudos, demora de 80 a 100 anos para estar no ponto da colheita], o comandante que está se transferindo para Maracaju, onde vai assumir o novato Batalhão, disse que a PM faz os projetos sem ter a certeza de que vai colher os resultados, mas com a confiança de que está semeando a boa semente.

À frente, integralmente, da Cia, com o objetivo único de prover meios aos militares da 9ª de fazer um trabalho de excelência, para 85.300 pessoas da região Oeste de Dourados durante oito meses de gestão, Vieira lembrou as reuniões envolvendo mais de 11 mil alunos da área, que corresponde, em números, a 47ª. cidade de Mato Grosso do Sul.

O tenente coronel Teodoro Caramalac Neto, que já passou pelo 3o. Batalhão, pela 9Cia, o Ciops e ainda comandou os Batalhões de Nova Andradina e Naviraí, além de servir em Bataguassu e Fátima do Sul, definiu como prioridades, no novo cargo, o atendimento às demandas de trânsito nos bairros e ampliação da cobertura para reduzir os casos de perturbação do sossego público. A região Oeste de Dourados, incluindo os distritos de Picadinha e Itahum, compreendem a área de jurisdição da 9 Cia Independente.

Para o coronel Ary Carlos Barbosa, secretário-adjunto da Sejusp (a Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública), que representou no ato o secretário Antonio Carlos Videira, um Estado que oferece segurança jurídica tem como atrair novos empreendedores. “As empresas, de várias regiões, que estão vindo para o Mato Grosso do Sul, estão vindo porque sabem que aqui oferecemos a estrutura de segurança, transporte, logística, elevando o nome do Estado”.

Barbosinha prestigia

Representantes das forças de segurança recepcionaram vice-governador no evento

O vice-governador Barbosinha disse que reconhece no comandante-geral, coronel Renato, uma figura bastante presente junto aos subordinados. “Andar, conhecer, ver as agruras, percorrer o interior, elimina o distanciamento da Capital, da mesma forma que quando a gente anda por esse país temos o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) como uma polícia de elite, respeitada e admirada pelo trabalho de excelência”, sublinhou.

Barbosinha aproveitou, da fala do major Vieira, para dizer que ele, como comandante da 9Cia, plantou e colheu tâmaras e ainda está plantando novas frutas da espécie para que o tenente coronel Caramalac possa colher daqui pra frente.

“A missão da Segurança Pública não é fácil, quem abraça essa missão, quem sobrevive à função na Polícia Militar, não pode ser visto apenas como alguém que escolheu uma profissão, é bem mais do que isso, são pessoas diferenciadas, temos que reverenciar e nos orgulhar da Segurança Pública, do trabalho da Polícia Militar que temos no Estado”, saudou o vice-governador, que representou o governador Eduardo Riedel em mais esse ato de passagem de comando em Dourados.