Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

Dourados se destaca na expansão econômica com abertura de novas empresas em julho

Crescimento fortalece a economia local e gera novos empregos, afirma o vice-governador, Barbosinha.

Mato Grosso do Sul continua a demonstrar um vigoroso crescimento econômico, com a abertura de 1.066 novas empresas em julho de 2024, conforme dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Este desempenho é o segundo maior da série histórica da Junta, superado apenas por março de 2023.

Somente no primeiro semestre de 2024, é a segunda vez que mais de 1 mil empresas são abertas em um mês. Em abril foram constituídos 1038 novos empreendimentos no Estado, agora em julho, o setor de serviços liderou o número de novas aberturas, com 757 empresas, representando 71,01% do total. O comércio seguiu com 269 novas empresas (25,23%), enquanto a indústria registrou 40 novas aberturas, representando 3,75% do total.

Campo Grande foi o município com o maior número de novas empresas, com 471, seguido por Dourados com 112, e Três Lagoas com 48. Considerando o impacto positivo dessa expansão econômica, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destaca que o governo do Estado segue oportunizando melhores condições para o setor de serviços e comércios, especialmente na cidade de Dourados.

“Dourados tem sido um verdadeiro celeiro de oportunidades, com a abertura de 112 novas empresas em julho, o que reflete diretamente na geração de empregos e na diversificação da economia local. Nossa gestão está comprometida em criar um ambiente propício para o empreendedorismo em todo o MS, facilitando o acesso a recursos e incentivos que possibilitem o crescimento contínuo de novos negócios”, afirma Barbosinha.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, ressaltou a importância das grandes indústrias no impulsionamento da economia estadual. “Este cenário reflete o crescimento da economia que estamos vivendo, impulsionado pela demanda crescente e pela diversidade de oportunidades. A instalação e operação de grandes indústrias, como a usina de etanol da Neomille em Maracaju e a fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, têm um efeito multiplicador nos setores de serviços e comércio”, destacou Verruck.

Primeiro semestre do ano

No acumulado de janeiro a julho de 2024, Mato Grosso do Sul já registrou a abertura de 6.793 novas empresas. O setor de serviços lidera com 4.828 novas empresas (71,07% do total), seguido pelo comércio com 1.698 novas empresas (25%). A indústria, por sua vez, contou com a abertura de 267 novas empresas (3,93%).

Campo Grande permanece como o principal polo econômico do estado, com 3.939 novas empresas abertas no período, representando 57,99% do total. Dourados, com 784 novas empresas, e Três Lagoas, com 337, também se destacam significativamente, reforçando seu papel crucial no desenvolvimento econômico regional.

“Este crescimento expressivo na abertura de novas empresas não só fortalece a economia do Estado, mas também gera inúmeras oportunidades de emprego e desenvolvimento para a população”, destacou o Barbosinha que ressaltou que em municípios como o de Dourados, essa diversificação econômica é um fator chave para o progresso contínuo.

“Dourados tem se consolidado como um polo de oportunidades, atraindo investimentos e gerando empregos para nossa população. Vamos continuar incentivando o empreendedorismo, garantindo que Dourados e toda a região sul-mato-grossense sigam avançando de forma sustentável e próspera.", finalizou o vice-governador.