Com Lei de Barbosinha MS passa a ter Dia Estadual do Investigador de Polícia Civil
Com publicação no Diário Oficial Mato Grosso do Sul passa a ter um dia estadual para celebrar o Dia do Investigador de Polícia Civil. A lei nº 5.848, de autoria do deputado Barbosinha (PP), inclui no Calendário Oficial de Eventos do MS o Dia Estadual do Investigador de Polícia Civil, a ser comemorado, anualmente, no dia 25 de novembro.
A lei é uma justa homenagem aos policiais que entram em ação imediatamente depois que um crime acontece, de acordo com o deputado. “Logo que um inquérito é instaurado, são eles os responsáveis por apurar os indícios da autoria de crimes, a fim de se chegar à elucidação dos casos”, justifica o parlamentar.
A data foi escolhida por indicação dos investigadores da Polícia Civil, como forma de homenagear o colega Anderson Garcia da Costa (falecido em 25 de novembro de 2015), que atuava na Delegacia de Pedro Gomes.
Mato Grosso do Sul conta com investigadores em atuação nas mais diversas regiões, que visam sempre dar uma resposta rápida à sociedade e à justiça. “O trabalho destes profissionais é imprescindível para a Justiça, pois resulta na elucidação de diferentes crimes e consequentemente na diminuição dos indicadores criminais no Estado”, destaca o parlamentar.
Um dos cargos de carreira da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, os investigadores têm a função de realizar a investigação de campo, encontrar informações e testemunhas para o esclarecimento de crimes, visando encontrar provas e identificar os suspeitos, levando essas informações para o inquérito policial, para que estes sejam julgados e condenados pela Justiça.
A legislação consta na publicação desta quarta-feira (13), do Diário Oficial do Mato Grosso do Sul.
https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/PaginaDocumento/47230/?Pagina=2