Com 20 mil novas vagas, escolas em tempo integral chegam aos 79 municípios
A oferta de ensino para 100% dos municípios era prevista apenas para 2026
A abertura do período de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino (REE) trouxe excelentes notícias para as famílias sul-mato-grossenses. Além de aumentar o tempo para realização da matrícula, o Governo do Estado anunciou a ampliação da oferta de vagas do Ensino em Tempo Integral, entregou 2,4 mil tablets para estudantes de unidades escolares indígenas da REE e lançou o Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas (Nuppae).
O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) esteve no evento representando o governador Eduardo Riedel que precisou se ausentar devido a uma reunião de emergência sobre a reforma tributária. “Trago saudação especial do governador a todos. Ficamos muito felizes em ver a organização, para iniciar essa jornada da educação. Mais ainda em atingir no primeiro ano de gestão a meta da educação em tempo integral nos 79 municípios, que era prevista apenas para 2026. Eduardo Riedel é um gestor de desenvolvimento, com olhar social muito intenso e sabe que somente por intermédio da educação é possível elevar a qualidade de vida, preparando a base para o futuro”.
Barbosinha reforçou o trabalho voltado para o municipalismo, com a criação de 16 mil vagas para estudantes de Ensino Fundamental, com destaque para turmas de 4º e 5º ano, em Tempo Integral. “Uma novidade na Rede e que vem para auxiliar nas demandas identificadas pelos municípios, principais responsáveis pelo atendimento desta etapa da Educação Básica. O municipalismo se manifesta em ações como essa, em que o Governo dá suporte para que os prefeitos possam ampliar as vagas nas creches, dando a oportunidade de ensino a mais famílias”.
Outro anúncio importante foi o da entrega de 2.467 tablets para os estudantes pertencentes às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), de unidades Escolares Indígenas e Quilombolas da Rede Estadual de Ensino. “A ação é fruto de um investimento cerca de R$ 3 milhões. Vemos com alegria a entrega. A pandemia nos mostrou que o vazio social não é só na questão da renda, mas também na inclusão digital. MS realiza um programa extraordinário por meio da infovia digital, que vai chegar as escolas, hospitais. Portanto, os tabletes que estão sendo entregues por meio de parceria com governo federal, vêm para fortalecer a inclusão”.
A cerimônia inaugurou ainda o Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas, fruto da parceria entre Secretaria de Educação (SED) e Corpo de Bombeiros (CBMMS), para a criação de um núcleo voltado para orientação, treinamento e acompanhamento das ações nas unidades escolares da Rede, visando ampliar a segurança nas nossas escolas. Coordenado pelo Capitão Pedroso, o Núcleo já realizou formações em diversas escolas, com treinamentos para primeiros socorros, manejo dos itens de segurança, combate a incêndio e orientações sobre como proceder em caso de ocorrências observadas no ambiente escolar.
“O trabalho que vocês professores realizam na escola é a grande semente preparatória para o futuro. Eu lecionei por mais de 10 anos nos cursos de direito na Unigran e da UFGD. O amor na educação é a causa fundamental na construção do estado que queremos: próspero e atrativo aos investimentos; inclusivo porque não há que se falar em prosperidade com as pessoas sendo deixadas para trás e a educação é fundamental nesse processo; verde onde o desenvolvimento não venha em sacrifício das questões ambientais e digital. Esse é o trabalho que temos feito, alicerçando os quatro eixos sustentáveis do Governo dentro dos 17 objetivos em desenvolvimento sustentável proposto pela ONU. Enxergar o presente olhando o futuro”, finalizou.
Pré-matrículas*
Com etapa será mais longa do que nos anos anteriores o período de pré-matrículas será aberto no dia 07 de novembro, com encerramento previsto para o dia 04 de janeiro de 2024. Pais/responsáveis deverão acessar o portal da Matrícula Digital pelo endereço: www.matriculadigital.ms.gov.br e preencher os dados necessários. A pré-matrícula também pode ser feita por telefone 0800-647-0028 ou diretamente na sede da Central de Matrículas, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – bairro Itanhangá Park.
O Governo do Estado reforça que é importante realizar a pré-matrícula já nos primeiros dias para garantir as vagas nas unidades escolares desejadas. Ao todo, as 166 unidades escolares de 2023 passam para 219 escolas em tempo integral em 2024. A expectativa é saltar de 30 mil para 49 mil alunos matriculados.