Barbosinha - Vice-Governador do MS

View Original

Barbosinha é declarado ‘padrinho’ da escola Guateka em inauguração

Compartilhando conquistas com a Marilda e o diretor Luiz Freire e as lideranças da Jaguapiru

O deputado Barbosinha (PP-MS) foi saudado, na manhã desta segunda-feira (11), na inauguração das obras de reforma da escola indígena intercultural guateka ‘Marçal de Souza’, como um dos principais apoiadores do estabelecimento e responsável pelos maiores avanços obtidos em equipamentos de pesquisa e tecnologia. Para o diretor Luiz de Souza Freire, o deputado Barbosinha “é o padrinho da nossa escola, depois que mandou, em outubro do ano passado, a assessoria aqui e perguntou ‘o que vocês precisam’.

Luiz lembra que essa foi a senha que a escola precisava: “Eu disse, nós temos salas de laboratório de química, de informática, mas nenhuma funciona por falta de equipamentos. Aí recebemos uma emenda, de R$ 40 mil e montamos o laboratório de Química e de Biologia e, por meio de uma de nossas alunas, aproveitamos para pedir o de Informática e também recebemos, além de nova emenda de R$ 40 mil, os computadores para que a gente tenha um laboratório totalmente pronto e restaurado”, agradeceu o diretor, ao reconhecer essa atuação e o papel do governador Reinaldo Azambuja e da Secretaria de Educação para que a escola Guateka “seja hoje uma referência para as demais escolas do Estado”.

O deputado participou, nesta segunda-feira, juntamente com a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, o prefeito Alan Guedes e o presidente da Câmara, Laudir Munaretto, com os vereadores Cemar Arnal e Rogério Yuri e diretores e servidores de outras 20 escolas das Redes Estadual e Municipal de Ensino, da entrega das obras de reforma e vistoria aos novos laboratórios.

Demandas

Durante o ato, o deputado Barbosinha disse que sempre manteve estreita relação com a Reserva Indígena, através das aldeias Jaguapiru e Bororó e saudou a presença, no evento, do professor da Universidade de Medicina de Nova Iorque, Eduard Ziff, um estudioso das causas do Brasil e de Dourados e que veio conhecer a realidade indígena. Para o parlamentar, “há um caso de amor, de grande sintonia, do meu mandato com as lideranças indígenas e especialmente com a escola Guateka e nós devemos projetar essa construção de ensino e cidadania para o mundo”.

Aproveitando a presença do prefeito Alan Guedes, Barbosinha cobrou a aplicação das emendas parlamentares que indicou para o Município, nas áreas de Educação e Saúde. “Todas as emendas já foram pagas e estão na conta da Prefeitura desde agosto e setembro de 2020 e eu sei o que se comprava em 2020 com esses valores hoje não compra mais, então me proponho a destinar, via convenio, o que faltou pra complementar, para que os estabelecimentos escolhidos possam ter um pequeno reforço em mais tecnologia, mais aparelhos de ar condicionado, sistema de som, lousas digitais, enfim, o aporte necessário para a melhor qualidade dos serviços que oferecem à comunidade”. O prefeito se comprometeu a agilizar esse procedimento. Disse que enfrentou dificuldades, no primeiro ano de mandato, em trabalhar com as licitações, mas há uma decisão política de complementar os valores, para que o dinheiro público seja cada vez mais respeitado.

O deputado Barbosinha também defendeu um esforço coletivo de todas as lideranças políticas e indígenas, junto aos Poderes do Estado e do Município, para implantar Centros de Educação Infantil na Reserva, levar o asfalto para o interior das aldeias, criar Vilas Indígenas e estabelecer um Espaço de Produção, de fomento à atividade rural de muitas famílias da Jaguapiru e Bororó, comunidade que também vai receber uma Escola de Ensino Médio, em Tempo Integral, viabilizada pelo mandato parlamentar junto à Secretaria estadual de Educação, “integrando essas populações e proporcionando condições de competitividade”.